Club

Notícias

PROFESSORES DO VALE DO PARANHANA INICIAM ANO LETIVO COM CAPACITAÇÃO
31 de Julho, 2018

PROFESSORES DO VALE DO PARANHANA INICIAM ANO LETIVO COM CAPACITAÇÃO

Nesta segunda-feira, dia 30, cerca de 2000 educadores dos municípios do Vale do Paranhana (Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante e Três Coroas) participaram,  no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) da capacitação Formação sobre Avaliação, que foi ministrada pela professora Jussara Hoffmann. Durante a tarde, o evento reuniu professores que atuam do quarto ao nono ano, e, durante o turno da noite, foram recebidos docentes da alfabetização e da educação infantil.

Além de marcar o início do segundo semestre letivo, o evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Prêmio Professor Inovador que objetiva a valorização do trabalho dos professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas. O Prêmio, que vem desde 2009 acontecendo nos municípios, é um incentivo a escolas públicas e privadas pela inovação pedagógica nas diversas etapas da educação básica.

Jussara Hoffmann, em seu diálogo com os professores, observa a importância de educar. “Não podemos prejudicar nossos alunos. Temos que ser educadores, formadores de pessoas e não dadores de aula. O nosso papel é exigir comprometimento, evolução, responsabilidade. Nenhum aluno é igual ao outro, não podemos nos basear em números, mas na aprendizagem. A escola quer alunos diferentes? Então por que faz as mesmas perguntas e iguais a todos? A maior riqueza são as nossas diferenças”, afirma a Jussara.

Participando do evento, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, lembra a força e o potencial educacional da região, especialmente em Taquara. “Somos um polo educacional e este destaque deve ser reforçado diariamente, por isso estamos aqui, intensificando este fator, agradecendo a vocês pelo empenho e dedicação. Só pela educação vamos desenvolver e colocar este país pra frente”, reitera o vice-prefeito.

O diretor-geral da Faccat, Delmar Henrique Backes, destacou que um dos principais desafios a serem superados pelos professores é a integração da família à escola. “A família tem que participar mais do trabalho do professor para que a educação, como um todo, seja uma reflexão compartilhada entre pais e educadores, para que saibam o que se passa na escola e vice-versa, que estejam por dentro das dificuldades financeiras passadas nas instituições. E mesmo assim, com dificuldades, é necessário que façamos o nosso melhor em prol de uma educação de qualidade”, menciona Backes.

O secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, também participou do encontro, bem como representantes das secretarias de Educação dos municípios do Vale do Paranhana. O encontro contou com apresentação da peça teatral “A Jornada da Estrela”, com alunos e educadores do Centro Municipal de Atividades Educacionais Aprender (CEMAE), mantido pela Prefeitura de Igrejinha.

Top da Semana