Club

Notícias

AÇÃO SOCIAL EM ROLANTE É MARCADO PELO VOLUNTARIADO E AMOR
22 de Junho, 2018

AÇÃO SOCIAL EM ROLANTE É MARCADO PELO VOLUNTARIADO E AMOR

Cultura, voluntariado e muito amor.

Localizada a cerca de 15 quilômetros do Centro de Rolante, a comunidade de Boa Esperança tem forte presença de elementos da cultura italiana. É um local reconhecido pela produção de uvas, de vinhos e sucos, pelas massas e pela religiosidade. Pouco tempo atrás, surgiu o projeto "Boa Esperança: Colonização e Evolução", objetivando resgatar a cultura e hábitos ligados à imigração italiana, bem como repassar esses conhecimentos para outras pessoas e gerações.


Voluntárias do projeto e moradoras da localidade, Josiane Sbardelotto e Lisiane Prezzi identificaram princípios semelhantes nas ações da AMIFEST, organizadora da Oktoberfest de Igrejinha. Voluntariado, solidariedade e resgate da cultura são elementos presentes em ambas as comunidades, e assim, o grupo da Boa Esperança decidiu participar do Projeto de Socialização da 31ª Oktoberfest de Igrejinha.


Assim, um grupo numeroso, que incluiu inclusive os alunos da Escola Municipal Multiseriada General Osório e moradores de Boa Esperança, promoveu uma tarde de integração no Lar de Idosos Coração de Jesus, para 24 idosos e mais 6 colaboradores, no dia 16/06. 
Na ação social, apresentou-se um breve histórico da Oktoberfest e a importância das ações de solidariedade, sendo que em seguida alunos da escola fizeram uma apresentação, misturando jogral com teatro, onde apresentaram dados sobre a colonização italiana, especialmente em Rolante.


Após as atividades culturais, crianças, adultos e idosos compartilharam um mini café colonial italiano, com pratos elaborados e doados pela comunidade. Havia cuca, pão italiano, geléias, polenta frita, queijo, salame, esfregolá, sucos e muitas outras guloseimas. Houveram ainda jogos de mesa, como canastra e jogo da memória, além de uma dupla de gaiteiros para animar a tarde.


Para o grupo de voluntários da Boa Esperança, a ação social no lar de idosos "espalhou amor, os corações espalharam e receberam uma quantidade imensa de carinho. Falou-se de cultura, da história dos antepassados, do legado deixado pelos idosos da Boa Esperança, que, como os "nonos e nonas" moradores do lar, também muito vivenciaram e muito tem a contribuir com seus conhecimentos e lembranças. Foi um momento único, um encontro de gerações, onde as crianças trouxeram à tona a infância talvez esquecida por alguns idosos, a música alegrando a mente e a alma... Uma tarde típica de inverno, mas aquecida com muito calor humano e amor. O tema da Oktoberfest desse ano não poderia ser mais propício: onde o amor vira festa. Poderíamos acrescentar que vira solidariedade, alegria e cultura. A prática do bem fortalece a frase do Pequeno Príncipe: somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos". 


Cerca de 60 pessoas participaram da atividade, entre moradores do lar, colaboradores e voluntários da ação social. 
 

 

Top da Semana