Club

Notícias

PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ECOFUTURO DESTINA FORMAÇÃO A EDUCADORES EM TAQUARA
17 de Maio, 2018

PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ECOFUTURO DESTINA FORMAÇÃO A EDUCADORES EM TAQUARA

Em sequência às etapas para a implantação da Biblioteca Comunitária Ecofuturo em Taquara, educadores participaram, na quarta-feira, dia 16, no Parque do Trabalhador, da primeira formação destinada a funcionários que atuarão no novo espaço. Instalada junto ao Colégio Municipal Theóphilo Sauer, a previsão é que seja inaugurada até setembro deste ano, com acesso exclusivo à comunidade. A iniciativa é uma parceria entre o Grupo CPFL e o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, idealizador e responsável pela realização do projeto em parceria com a Administração Municipal.

Segundo a ministrante do curso “Ambiente natural como educador”, a educadora ambiental, Patrícia Espíndola Bittencourt, a oficina trabalha a relação humana, sensibilizando as pessoas e conectando-as à natureza. “O objetivo é trazer a emoção da leitura pra uma área natural, usar a natureza como ferramenta educadora, instigar a leitura junto ao meio ambiente para que haja maior conexão, tornando-a mais prazerosa, principalmente para criança”, observa Patrícia.

A monitora ambiental do Ecofuturo, Andréia Almeida, reitera. “O educar não está somente dentro da sala de aula, mas no ambiente externo. A ideia é mostrar pra bibliotecária como pode usar o ambiente externo, lendo um livro embaixo de uma árvore, por exemplo, a fim de inspirar mais a leitura”, menciona Andréia.

A representante da Ecofuturo, Vanessa Espíndola, explica que após a oficina de Educação Socioambiental, ocorrerão, em junho, os cursos de Promoção de Leitura e de Auxiliar de Biblioteca, com um conteúdo mais técnico, direcionado aos mesmos professores que participaram desta primeira formação.

Acompanharam também a oficina, o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; os consultores de negócios da RGE, Polyanna Souza da Cunha e Cristiano Pires e as representantes da SMECE, Vivian Angeli e Daiane Volkart.

 

PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ECOFUTURO

O projeto é financiado pelo BNDES a partir do uso de recursos do subcrédito social. O objetivo é apoiar e fortalecer políticas públicas de leitura e de biblioteca, além de democratizar o acesso aos livros e promover a formação de leitores. Criado em 1999 pelo Instituto Ecofuturo, o projeto de Biblioteca Comunitária conta com a participação da sociedade ao longo de todo seu desenvolvimento. Desde o início, é feita uma mobilização das comunidades do entorno para acompanhamento, sugestões sobre o processo e composição de parte do acervo. A unidade receberá 1.000 livros novos de literatura, dois computadores, impressora, software para gestão da biblioteca, equipamento de TV e Blu-Ray, além do mobiliário necessário para compor o espaço. Dos livros adquiridos, 30% são escolhidos pela comunidade e a seleção dos outros 70% é realizada por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto.

Top da Semana