Club

Notícias

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DE IGREJINHA TERÁ OFICINA DE EDUCAÇÃO  SOCIOAMBIENTAL
12 de Maio, 2018

IMPLANTAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DE IGREJINHA TERÁ OFICINA DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

A Rio Grande Energia (RGE), e o Instituto Ecofuturo, avançam mais uma etapa para a implantação de uma Biblioteca Comunitária em Igrejinha. Na próxima terça-feira, dia 15, será realizada uma oficina de Educação Socioambiental na Biblioteca Pública Municipal de Igrejinha, dentro Parque da Ocktoberfest (Rua Artilindo Geis, 255 – Centro). 

O encontro, com duração de 8 horas, reunirá cerca de 30 participantes entre educadores e professores da rede municipal de ensino e representantes da comunidade, já formados nos cursos sobre Gestão de Biblioteca e Promoção de Leitura, também oferecidos gratuitamente pelo projeto. Por meio de dinâmicas e atividades ao ar livre, o público será convidado a vivenciar o ambiente natural e a valorizá-lo como espaço educador, reforçando a importância da promoção de leitura sobre e na natureza. 

Em uma atividade sensorial, será possível degustar receitas preparadas com frutos nativos da Mata Atlântica, como a geleia de cambuci e de juçara. A ideia é estimular os participantes a refletir sobre ingredientes naturais que podem ser encontrados em sua própria cidade. Além disso, todos são estimulados a identificar ambientes naturais, onde poderão promover atividades e leitura com o acervo que estará disponível na biblioteca.

“O contato da criança com a natureza impacta em todos os aspectos do seu desenvolvimento, inclusive na construção do respeito ao meio e de relações de mais qualidade com as outras pessoas. Alguém que tem essas experiências desde cedo, se torna um adulto com mais consciência ambiental e com maior repertório sobre sustentabilidade. E a leitura contribui muito para essa formação”, explica Michele Martins, responsável pelo programa de Educação Socioambiental do Ecofuturo.

Este é o último módulo da série de três formações em Igrejinha. O próximo passo são os preparativos que antecedem a inauguração da Biblioteca Comunitária, que acontecerá no segundo semestre deste ano. A nova unidade será instalada junto à Biblioteca Pública Municipal de Igrejinha, com o intuito de potencializar iniciativas já realizadas pela equipe do local, que coordena as ações das bibliotecas escolares do munícipio.

A implantação da Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Igrejinha é uma iniciativa realizada pela RGE, por meio do Instituto CPFL, e pelo Instituto Ecofuturo, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e apoio da Prefeitura.

A parceria entre o Grupo CPFL Energia e o Instituto Ecofuturo também contempla a implantação de outras cinco bibliotecas, sendo uma em Nova Hartz, inaugurada em 2017, uma em Taquara e outras três no interior de São Paulo. Com as novas unidades, serão 113 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo distribuídas em 12 estados brasileiros.

“Esta nova etapa para a implantação da Biblioteca Comunitária em Igrejinha vai ao encontro do objetivo da CPFL Energia e do Instituto CPFL de estimular e fortalecer o protagonismo das lideranças locais, apoiando o aprimoramento de políticas públicas. Queremos não apenas criar uma biblioteca, mas uma rede de bibliotecas integradas a ações de incentivo à leitura. O objetivo é, até o fim do ano, ampliar essa rede de pontos de leitura e estímulo à leitura para outros estados”, diz Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL.

O

Top da Semana