Club

Notícias

MUNICÍPIOS DISCUTEM CONSÓRCIO PARA APROVEITAMENTO DE LIXO ORGÂNICO
09 de Abril, 2018

MUNICÍPIOS DISCUTEM CONSÓRCIO PARA APROVEITAMENTO DE LIXO ORGÂNICO

Três Coroas foi a cidade anfitriã de uma reunião realizada recentemente entre representantes de 12 municípios do Vale do Paranhana e da Região das Hortênsias, em que foi discutida a criação de uma usina de aproveitamento de lixo orgânico.

Através dela, todo resíduo desta natureza gerado nesses municípios seria processado para a produção de biogás e de biofertilizantes. O primeiro poderia ser utilizado como combustível pelas próprias prefeituras, enquanto que o segundo seria destinado à agricultura.

A idéia foi apresentada pelo diretor da empresa alemã INPUT, Dr. Alberto Argeiel, e o proprietário da empresa brasileira Energia Natural, Fernando Weck dos Santos.

As duas empresas fariam uma sociedade para construir a usina e explorar a produção dos derivados do lixo orgânico. A cidade onde ela seria instalada ainda não foi definida, mas Três Coroas se colocou a disposição.

Conforme o proprietário da Energia Natural, Três Coroas apresenta algumas vantagens para a instalação da usina. “A logística é favorável, pois a cidade está bem centralizada em relação aos demais municípios interessados. Além disso, ela já possui uma área licenciada para operar e que já era utilizada para o armazenamento de resíduos”, explicou.

De acordo com ele, os municípios poderiam utilizar um consórcio já existente entre eles para executar o projeto.

A próxima reunião do grupo será no dia 4 de maio, em São Francisco de Paula.

Top da Semana