Club

Notícias

 RGE E ECOFUTURO ANUNCIAM A IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA EM TAQUARA
19 de Março, 2018

RGE E ECOFUTURO ANUNCIAM A IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECA COMUNITÁRIA EM TAQUARA

A Rio Grande Energia (RGE), umas das empresas da CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, por meio do Instituto CPFL, anuncia a implantação de uma nova Biblioteca Comunitária em Taquara (RS). A previsão é que a unidade seja inaugurada no segundo semestre de 2018. A primeira reunião, entre representantes do Instituto Ecofuturo e da RGE, ocorreu em dezembro (14), na prefeitura.

Participaram a consultora de negócios da RGE, Polyanna Souza da Cunha; a representante da Ecofuturo, Vanessa Espíndola; o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; o secretário de Administração, João Luiz Ferreira e o diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Grupo CPFL e o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, idealizador e responsável pela realização do projeto. A Prefeitura de Taquara apoia a implantação e é responsável por ceder o local, manter o espaço depois de inaugurado e contratar dois funcionários que atuarão na biblioteca.

O projeto é financiado pelo BNDES a partir do uso de recursos do subcrédito social. O objetivo é apoiar e fortalecer políticas públicas de leitura e de biblioteca, além de democratizar o acesso aos livros e promover a formação de leitores. Criado em 1999 pelo Instituto Ecofuturo, o projeto de Biblioteca Comunitária conta com a participação da sociedade ao longo de todo seu desenvolvimento. Desde o início, é feita uma mobilização das comunidades do entorno para acompanhamento, sugestões sobre o processo e composição de parte do acervo.

A implantação da biblioteca em Taquara levará aproximadamente 12 meses. O local onde a unidade será instalada é definido em conjunto com o poder público, após a realização de um diagnóstico e visita técnica ao município. Por ter caráter comunitário, um dos pré-requisitos para a implantação é que a comunidade tenha acesso irrestrito à biblioteca, assim como estudantes e educadores, quando implantada em escola da rede pública.

Após esta definição, é promovido um encontro para que moradores da região conheçam o projeto e elejam um representante que acompanhará todas as etapas. Outra fase da implantação é a formação de cerca de 30 educadores e pessoas da comunidade em cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promoção de Leitura, e em uma oficina de Educação Socioambiental, que visa valorizar o ambiente natural como espaço educador. Dois dos participantes serão funcionários da nova biblioteca. O projeto oferece ainda uma oficina de Gestão e Sustentabilidade a funcionários da prefeitura, com o objetivo de orientá-los sobre orçamento municipal e outros recursos públicos federais e estaduais que podem ser destinados ao financiamento e manutenção de bibliotecas.

A unidade recebe 1.000 livros novos de literatura, dois computadores, impressora,software para gestão da biblioteca, equipamento de TV e Blu-Ray, além do mobiliário necessário para compor o espaço. Dos livros adquiridos, 30% são escolhidos pela comunidade e a seleção dos outros 70% é realizada por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto.

O investimento da RGE e da CPFL Energia no projeto, incluindo seis bibliotecas nos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, é de cerca de R$ 2 milhões. Coordenada pelo Instituto CPFL, responsável pelas ações sociais, culturais e atividades esportivas do Grupo CPFL, a iniciativa é parte da estratégia de uso dos recursos do subcrédito social, uma linha de crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com iniciativas como essa, a CPFL Energia contribui para o aperfeiçoamento de políticas públicas e o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Com as novas implantações, serão 113 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo distribuídas em 12 Estados brasileiros.

Top da Semana