Club

Notícias

PAROBÉ TEM LONGO TRABALHO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES
16 de Março, 2018

PAROBÉ TEM LONGO TRABALHO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Criada a partir do Decreto Municipal n° 2.075/2010, a Coordenadoria Especial da Mulher de Parobé, que se transformou Atendimento à Mulher quando o governo estadual fechou a Secretaria das Mulheres e a incluiu dentro da Secretaria de Direitos Humanos. O Atendimento à Mulher trabalha para oferecer espaço de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e nas relações familiares. O objetivo desse espaço é proporcionar às mulheres um momento de reflexão e conhecimento de seus direitos, além de saber, o que fazer quando esses direitos não são respeitados.

O Atendimento à Mulher realiza diversos trabalhos na cidade para o empoderamento feminino e a ativa participação das mulheres nas decisões sociais. Entre as ações se destacam o Centro de Referência, realização de palestras e atividades escolares incentivando os alunos ao debate e a produção de trabalhos com essa temática. Além disso, era função da coordenadoria assessorar as políticas para mulheres, promover ações contra a subordinação e exclusão e incentivar a igualdade entre gêneros. Dentre as atividades exercidas também estavam buscar recursos e articular ações para participação e realização de fóruns, encontros, seminários sobre questões relativas à mulher.

Atualmente, o Atendimento à mulher é, organizado por Roberta Jordana da Silva, que implementou os grupos AMOR (Atendimento à Mulher, Orientação e Reflexão) e AROH (Atendimento, Reflexão e Orientação ao Homens). O trabalho é, feito em conjunto com os órgãos da rede de atendimento, Delegacia, Brigada Militar, Ministério Público, Defensoria Pública, Assistência Social e Secretaria de Saúde do Município.

Muitos dos atendimentos são informados pela rede, com isso, as pessoas procuram o Atendimento à Mulher para atendimento em casos que o homem ou a mulher estão envolvidos em situação de violência no âmbito familiar. Logo após esse contato, a pessoa é acolhida pelo serviço e em seguida passa para um dos grupos, que funcionam em ciclos, que duram 10 encontros semanais. No momento, o município atende cinco grupos. Os Grupos AMOR, atendem uma média de 14 à 20 mulheres cada, com encontros semanais, onde são debatidos temas como empoderamento feminino, Lei Maria da Penha, o papel da mulher e do homem na sociedade atual, educação dos filhos, ciclo da violência, entre outros temas relativos às mulheres. O sucesso desse trabalho pode ser comprovado, através do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), onde consta que a cidade de Parobé é, referência no atendimento à mulher.

Para o prefeito Moacir Jagucheski, investir em políticas públicas para mulheres é investir na igualdade de condições “O Atendimento à Mulher é, um exemplo de sucesso nas políticas públicas, e a administração está sempre à disposição para contribuir”, destaca Jagucheski.

Top da Semana