Club

Notícias

TAQUARA TEVE AUDIÊNCIA PARA REATIVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
08 de Março, 2018

TAQUARA TEVE AUDIÊNCIA PARA REATIVAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER

Foram promovidos na última terça-feira, (6/03), no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Taquara o Fórum de Entidades e a Audiência Pública do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Durante o encontro foram indicadas as representantes da parte governamental e da sociedade civil que integrarão o conselho. A posse dos membros será no dia 20 de março, às 19h30min, no gabinete do vice-prefeito municipal.

Pela parte governamental, pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, foram indicadas as professoras Andreia de Oliveira Souza (titular) e Mara Antônia Salomé (suplente); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, será representada pelas funcionárias Clarice Quadros (titular) e Íria Bickel (suplente); pela Secretaria Municipal da Saúde, foram indicadas a enfermeira Maria Cândida Nunes Peres (titular) e a funcionária Solange Vargas (suplente) e pelo Departamento Jurídico, a procuradora Sabrina Geib e a assessora Bruna Gaspar.

Representando a sociedade, no segmento sindicatos, foram indicadas, pelo Sindicato dos Comerciários, Silvana Maria da Silva (titular) e pelo Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana, Ana Betim Furquim (suplente); pelo segmento movimento de mulheres, pelo Coletivo Desperta, Daíse Carvalho Rogia (titular) e pelo Fórum Regional das Mulheres, Cristina Lopes Chaves (suplente); pelo segmento ONGS, ONG Vida Breve, Viviane Danúbia Schirmer (titular) e Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos (suplente) e pelo segmento associações, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Márcia Miriam Kaminski Schultz (titular).

O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, na ocasião representando o prefeito, Tito Livio Jaeger Filho. “Não tenho habilitação para falar sobre as lutas das mulheres, sobre esta matéria tão importante, mas podemos usar regras de experiência e o que vivenciamos todos estes anos de trabalho no serviço público. As pessoas que trabalham e participam de conselhos se dedicam a uma causa social de forma voluntária, autônoma, fazem algo a mais pela sociedade em prol da coletividade, isso é a essência da democracia. Esperamos que o conselho nos indique políticas públicas, pois faremos o possível para implementá-las”, destacou o vice-prefeito.

 

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, ressaltou. “Pra nós é uma satisfação ver as pessoas reunidas em um trabalho tão importante que o Município está articulando em relação aos direitos da mulher. Que o conselho, após formado possa trazer bons frutos à cidade e garantia de direitos a todas as mulheres”, mencionou o presidente.

Militante nas causas dos direitos da mulher, a vereadora, Mônica Faccio, explanou sobre os conselhos de direito e sua função social. “Os conselhos de direito primam pela questão da sustentabilidade, em relação à questão da mulher é o que é insustentável na relação de gênero como maus tratos, machismo, desigualdade. A nossa necessidade atual é a questão da equidade. Temos que elaborar ações que pautem que todos tem acesso aos bens serviços públicos em igualdade de condição. A sociedade civil organizada tem que ter cada vez mais espaço pois é a sociedade organizada, como as ONGs, associações e movimentos que dão conta do dia a dia, que estão dentro dos bairros e que fazem a grande estruturação na vida das pessoas”, afirmou a vereadora.

O evento contou com a presença das vereadoras Marlene Haag e Carmem Solange Kirsch; do diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira e do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo.

 

Top da Semana