Club

Notícias

Embutidos Smaniotto analisa possibilidades para patrocinar a revitalização da Casa Vidal em Taquara
20 de Fevereiro, 2018

Embutidos Smaniotto analisa possibilidades para patrocinar a revitalização da Casa Vidal em Taquara

Atuando no mercado de embutidos e distribuição de cortes de carne suína desde 1989, a diretoria da empresa taquarense Embutidos Smaniotto recebeu na última quinta-feira (15/02) o portfólio de apresentação da revitalização da Casa Vidal e está desde a semana passada analisando possibilidades para patrocinar o projeto cultural inédito no Vale do Paranhana.

Durante a reunião com o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, que esteve representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o diretor da Embutidos Smaniotto, Jair Smaniotto prometeu analisar as possibilidades para que sua empresa possa ser uma das patrocinadoras desta primeira fase de revitalização da Casa Vidal e deverá dar um retorno a Administração Municipal até o final deste mês.


CASA VIDAL

Considerado o imóvel mais antigo ainda existente em Taquara, tendo sido construído em 1882, a Casa Vidal tem 1.491 m² e está localizada na rua Tristão Monteiro, bem próxima ao Palácio Municipal Coronel Diniz Martins Rangel, sede da Administração Municipal.

Ponto de referência para os viajantes que chegavam na cidade, a Casa Vidal foi construída pelo Coronel Jorge Fleck, governante de Taquara no período que ocorreu a Proclamação da República.

Segundo prédio de alvenaria construído no município, sendo edificado com tijolos unidos com o pó de conchas marinhas vindas de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (atual cidade de Osório), este imóvel foi um dos mais importantes pontos comerciais de Taquara, servindo como local de comercialização de tecidos, roupas e ferragens.


 

PROJETO DE REVITALIZAÇÃO

Desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, e cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto de revitalização da Casa Vidal tem o valor total estimado em R$ 2,5 milhões, seguindo todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços que serão utilizados para atividades culturais.

Concluída a restauração, que prevê ainda a instalação de elevador e locais com acessibilidade universal, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria.

O benefício fiscal para a empresa patrocinadora será de 100% do valor repassado ao projeto da LIC/RS, devendo ser feito um depósito na conta do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) referente a 5% para projetos de construção e restauração do patrimônio.

Em contrapartida, a empresa patrocinadora terá sua marca divulgada em anúncios de jornal, rádio e redes sociais, placa de obra e quadro de homenagens, feito em aço escovado, que ficará permanentemente exposto após a conclusão da obra.

Interessados em aliar sua marca a esse projeto cultural inédito no Vale do Paranhana devem entrar em contato com Cristina Seibert Schneider, Gestora Cultural da Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura – responsável pelo desenvolvimento do projeto, através do telefone (51) 99682-2677 ou pelo e-mail cristinapatrimonium@terra.com.br.

Top da Semana