Club

Notícias

Pirisa será apoiadora do projeto de revitalização da Casa Vidal em Taquara
07 de Fevereiro, 2018

Pirisa será apoiadora do projeto de revitalização da Casa Vidal em Taquara

O projeto de revitalização da Casa Vidal, considerado o imóvel mais antigo ainda existente em Taquara, está conquistando mais um apoiador. A administração municipal anunciou que a Pirisa Piretro Industrial S.A., tradicional indústria de inseticidas, se somará à iniciativa.O anúncio aconteceu em reunião do vice-prefeito Hélio Cardoso Neto com o gerente da companhia, Luiz Henrique da Silva Lucena. Após receber o portfólio de revitalização e analisar as formas de contribuir ao projeto, a diretoria da Pirisa decidiu aliar sua marca à proposta cultural. 

Fundada em 1952, a empresa taquarense é a única fabricante de butóxido de piperonila na América Latina, matéria-prima usada na produção de inseticidas domésticos, sendo reconhecida nacional e internacionalmente devido ao seu relacionamento com as principais indústrias do ramo no mercado brasileiro e com as maiores multinacionais da área.

Nascida sob a razão social John Powel S. A. e com capital societário dinamarquês, a Pirisa passou ao controle total de empresários brasileiros em 1977. Entre os anos de 1980 e 1990 iniciou a importação e distribuição de diversos teores ativos usados na formulação de inseticidas, produtos de limpezae formulações para uso veterinário, agrícola, farmacêutico e agroindustrial.

Desenvolvido pela Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura, e cadastrado na Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto de revitalização da Casa Vidal tem o valor total estimado em R$ 2,5 milhões, seguindo todo o rigor técnico exigido pelas cartas patrimoniais internacionais, além da readequação dos espaços que serão utilizados para atividades culturais.

Concluída a restauração, que prevê ainda a instalação de elevador e locais com acessibilidade universal, a Casa Vidal passará a abrigar o acervo do Museu Municipal, do Arquivo Municipal e da Biblioteca Pública Municipal, além de salas para oficinas culturais, para exposição museológica, de apoio para atendimento ao público em geral e cafeteria. O benefício fiscal para a empresa patrocinadora será de 100% do valor repassado ao projeto da LIC/RS, devendo ser feito um depósito na conta do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) referente a 5% para projetos de construção e restauração do patrimônio.

Interessados em aliar sua marca a esse projeto cultural inédito no Vale do Paranhana devem entrar em contato com Cristina Seibert Schneider, Gestora Cultural da Patrimonium Gestão e Produção Cultural e Forma Arquitetura – responsável pelo desenvolvimento do projeto, através do telefone (51) 99682-2677 ou pelo e-mail cristinapatrimonium@terra.com.br.

 

Top da Semana