Club

Notícias

Secretaria de Meio Ambiente de Parobé divulga balanço de 2017 e projeção para 2018
18 de Janeiro, 2018

Secretaria de Meio Ambiente de Parobé divulga balanço de 2017 e projeção para 2018

O ano de 2017 foi de muito trabalho na Secretaria de Meio Ambiente, vários serviços, ações foram executadas e projetos foram implementados visando melhorar o atendimento as necessidades da comunidade.

Entre as atividades executadas em 2017, houve a implementação da coleta e descarte de Lixo Eletrônico num total de 3,5 toneladas e 100 litros de Óleo de Cozinha coletados durante o ano, além da reforma dos brinquedos das praças: Residencial Azaléia, 1° de Maio, do Bairro Guarujá (Idalino), e a do Bairro Emancipação. Além disso, na praça 1° de Maio houve a reforça dos banheiros masculino e feminino. Ao todo foram 97 roçadas e 497 cargas trituradas, além de 560 solicitações de vistorias para poda, retirada e recolhimento de galhos.

Também houve a aquisição de um Jeep Renegade para a fiscalização e a implementação do projeto de recolhimento e destinação de pneus inservíveis. Na área da fiscalização foram 33 processos administrativos, 250 empresas fiscalizadas, 12 operações em conjunto com a Brigada Militar e Polícia Civil, atendimento de 487 denúncias e 347 notificações.

Sobre o licenciamento ambiental foram emitidos 11 alvarás florestais, 52 autorizações, 16 certidões, 60 pareceres, 84 declarações e 206 licenças: de Operação, Instalação, Prévia, Extração Mineral e Única.

Os cemitérios municipais também receberão atenção especial, ocorreram mais de 68 limpezas e capinas, construção de 56 carneiras e 51 sepultamentos.

A Coleta Seletiva iniciada em julho, recolheu 56 toneladas de lixo por mês, já a coleta convencional urbana e rural, responsável pelo lixo doméstico contabilizou 700 toneladas ao mês.

Também foram oferecidos cursos, realizados no Horto Municipal, foram dois de operador de trator, um operador de motosserra, um de plantas medicinais e condimentares e um de capacitação de mineradores. O Núcleo de Educação Ambiental formou 630 alunos no projeto Patrulheiro Cidadão, atendendo 17 escolas municipais e estaduais. A produção de mudas no Horto chegou a 4.810 mudas, destas 3.680 foram doadas a comunidade e em eventos realizados. O serviço de cargas e galhos triturou 897 cargas no ano de 2017, e distribuiu 2,5 toneladas de compostos para a comunidade.

Em 2018 as ações vão continuar e já estão previstas reformas nas praças, construção de uma capela mortuária, numa área ao lado do Corpo de Bombeiros, além da construção de 160 Gavetas no Cemitério Municipal da Fazenda Pires, aquisição de uma área para a implementação de um novo cemitério municipal. Além disso, será implantada a coleta seletiva "Ecopontos" na rede municipal de ensino, ampliação do Projeto Educação Ambiental nas escolas municipais, empresas e associações de moradores, construção de uma estufa para produção de mudas no Horto Municipal, recuperação da área do antigo lixão, localizada no Moro do Leão, além da aquisição de equipamentos para diversas áreas da secretaria.

Top da Semana