Club

Notícias

Mais de 70 cães estão à espera de um novo lar em Sapiranga
11 de Janeiro, 2018

Mais de 70 cães estão à espera de um novo lar em Sapiranga


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Sapiranga, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, está atualmente com mais de 70 cães à espera de adoção. São animais que foram abandonados em vias públicas vítimas de maus tratos, atropelados e até doentes, e que acabaram recolhidos ou encaminhados para o CCZ para acolhimento e tratamento. Hoje, a realidade deles é outra, e os bichinhos estão saudáveis e aptos para a adoção. ''Atualmente o CCZ está com 80 animais esperando por um lar. São cães filhotes, jovens adultos, além de outros com necessidades especiais. Muitos estão há bastante tempo aguardando a oportunidade de encontrar um lar. Os cães do CCZ são castrados extremamente dóceis e companheiros”, destacou  a médica veterinária Simone Pillatti, que coordena os trabalhos no local, e é responsável pelas cirurgias de castração e pela implantação dos microchips. 

Neste mês, o Município investiu na sala de cirurgias para castração de animais do CCZ, e agora encaminhou a compra de equipamentos para receber o aval final do Conselho Regional de Medicina Veterinária para castrar cães de rua. 
 
 ADOÇÃO 

 Nero e Laika, de um e três anos de idade, são exemplos de cães recuperados que ganharam um lar. Adotados pela auxiliar de escritório Bruna Castro, que reside em uma chácara no bairro Floresta, eles deixaram para trás os tempos de maus tratos e abandono nas ruas. ''Sempre tive a curiosidade de conhecer o CCZ. Eu e meu esposo residimos na chácara em Porto Palmeira, na Zona Rural e, por isso, decidimos adotar os cães. Aproveitei a minha curiosidade de querer conhecer o CCZ, que me surpreendeu com a organização, limpeza e cuidados com os animais. Então, optamos por adotar os dois. Além disso, favoreceu o fato de os cães serem castrados e estarem saudáveis com a aparência muito boa”, destaca Bruna.

É comum os animais postos à adoção terem um histórico de vida difícil devido os maus tratos causados pelo abandono. A recuperação no CCZ é um passo para mudar esta história levando os cães à adoção. "Quando adotamos um animal abandonado percebemos o seu olhar de gratidão", destaca Bruna. 
 
COMO FAZER 

Os interessados em adotar cães podem fazer a visitação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Sapiranga. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11 horas e das 14 horas às 17h30, na Rua Porto Palmeira (à direita no sentido Centro-bairro pela Rua Presidente Kennedy), junto ao complexo da Cetrisa (Central de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga) no bairro Floresta.

A pessoa que adotar faz o cadastro, com seus dados de identificação, e se compromete a cuidar do animal adotado. Os microchips de identificação são implantados neste animais adotados com os seus dados cadastrais para futuras consultas se for necessário, sendo que a leitura só é possível através de um scanner específico que o CCZ possui (o dispositivo não tem um sensor de localização - tipo GPS - ou outro tipo de ativação).


 

Top da Semana