Club

Notícias

 SAPIRANGA BUSCA SOLUÇÃO SEGURA PARA OCUPAÇÃO INDÍGENA
28 de Dezembro, 2017

SAPIRANGA BUSCA SOLUÇÃO SEGURA PARA OCUPAÇÃO INDÍGENA

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Sapiranga, Conselho Tutelar e representante da Funai realizaram na terça-feira abordagem na área que hoje está ocupada por indígenas sob o viaduto da RS-239. O motivo da abordagem foi o de analisar as questões de segurança do local, principalmente em relação às crianças, que seguidamente atravessam a via que tem grande movimento de veículos.

Segundo a Secretaria de Assistência, desde o início da ocupação do local, em outubro, a preocupação maior foi com a segurança, já que a área fica em setor de grande circulação de veículos no cruzamento das laterais da RS-239 com a Rua Presidente Kennedy. A intenção é realocar as famílias indígenas para um local com maior segurança. -"Queremos uma solução pacífica e, principalmente, proteger as crianças que correm risco pelo tráfego de veículos no local", explica a secretária municipal de Assistência Jossara Cardoso, lembrando que a Prefeitura sempre buscou soluções para que os índios saíssem da área sob o viaduto para outra oferecida pelo Município. "Mas para que isso aconteça é preciso que eles aceitem a realocação, pois não podemos obrigar, a não ser que haja uma medida judicial."

O Município já alertou sobre a questão ao Ministério Público e também pediu providências ao Estado, já que a área é de jurisdição estadual por estar sob a RS-239, faixa de domínio do Daer e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Nas ocupações anteriores do local, o Município já havia buscado negociar a mudança de local com os indígenas sem sucesso, já que eles são amparados por lei federal.
 

Top da Semana