Club

Notícias

Informações sobre condições climáticas via SMS já estão disponíveis no Estado
20 de Dezembro, 2017

Informações sobre condições climáticas via SMS já estão disponíveis no Estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está disponibilizando para moradores de todo o Estado um serviço de cadastro, para celulares, que vão receber mensagens via SMS com alertas sobre desastres naturais: temporais, chuvas intensas, granizo, vendavais, deslizamento de encostas, entre outros. Quem se cadastrar no serviço receberá uma mensagem no seguinte formato: "Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de risco".

Para se cadastrar é simples basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP do município, sem traço ou espaço, é possível também cadastrar mais de um CEP, para isso é só enviar outra mensagem com código desejado. Após o cadastro, o usuário, passa a receber alertas sobre as condições meteorológicas da sua cidade. O serviço é sem custo e pode ser cancelado a qualquer momento.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) é responsável junto à Defesa Civil do Estado e dos municípios pelos alertas. O serviço já existe em três estados do país, e mais de 20 países já utilizam deste sistema para alertas como medida de prevenção de desastres naturais. De acordo com o secretário da Defesa Civil municipal Valdenir Martins "O novo serviço, será de grande importância para a comunidade parobeense, principalmente,  às populações ribeirinhas do nosso município e para moradores que residem em encostas de morros, para que sejam realizadas ações preventivas mais seguras, evitando e minimizando os efeitos dos desastres naturais a e estas comunidades", destaca.

 

Top da Semana