Club

Notícias

Projeto Meta de Parobé finaliza ano com participação na FEICIPA
07 de Dezembro, 2017

Projeto Meta de Parobé finaliza ano com participação na FEICIPA

O projeto Meta surgiu este ano buscando atender os alunos que se enquadravam na alta taxa de distorção idade/série a partir do 5º ano da rede de ensino municipal, que resultava em baixas avaliações, pouca frequência no ambiente escolar e até, em casos extremos, de abandono escolar.

Com a metodologia de pesquisa, partindo de assuntos de interesse dos alunos, os professores passam a acompanhar, individualmente, o desempenho do estudante, sendo mediador neste processo educacional, inovador em Parobé. Outro fator que influenciou para o início deste projeto foi a procura por uma melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Era necessário que a Educação de Parobé olhasse com seriedade para o alto índice de fracasso escolar, desenvolvendo algo específico para este público, que pelos índices já apresentados em anos anteriores, abandonariam a escola e os estudos em breve. O projeto trabalha por focos de interesse dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências amplas, mas principalmente despertando em cada estudante a auto-estima e o desejo de aprender, por meio dos projetos de pesquisa. A Feicipa do Meta demonstrou que estamos no caminho certo”, conta a coordenador e idealizadora do Meta, professora Josiane Karpinski.

Para encerrar o ano, os alunos que fazem parte do Meta participaram da Feira de Iniciação Científica de Parobé (FEICIPA), expondo seus trabalhos. Ao todo, foram 16 trabalhos de pesquisa com temas selecionados pelos próprios alunos.

O projeto vencedor foi do aluno Daniel Fabiano dos Santos Silva, da Escola Getúlio Dornelles Vargas, que abordou o tema Tráfico Humano.

O Secretário de Educação Carlos Finger destacou o orgulho em ver o resultado do Meta. “Fizemos algumas modificações para criar este projeto e hoje estamos aqui para prestigiar estas pesquisas. Vendo o quanto vocês têm de capacidade. Vemos no olho de cada um que valeu a pena investir nesta ideia, uma oportunidade que não poderia ser deixada de ser oferecida a vocês”, comentou Finger.

Já o prefeito Moacir Jagucheski parabenizou a equipe da Secretaria de Educação pelo desempenho e qualidade dos trabalhos. “Todos estão de parabéns, desde os alunos até os professores e coordenadores, além, claro, da competente equipe da Secretaria de Educação. A qualidade do que vemos aqui é magnífica, mostra que o projeto, já em seu primeiro ano, é um sucesso. Que possamos seguir com esta ideia para 2018, cada vez mais aprimorada”, disse o prefeito.

Top da Semana