Club

Notícias

Agentes Comunitários de Saúde de Taquara participaram de palestra sobre violência contra a mulher
06 de Dezembro, 2017

Agentes Comunitários de Saúde de Taquara participaram de palestra sobre violência contra a mulher

Preocupados com o crescente número de casos de violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara decidiu abordar esse tema durante o terceiro encontro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ocorrido no último dia 29, no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar.

Responsáveis pela implementação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios em que atuam, o trabalho dos ACS tem como objetivo fazer uma integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade onde estão inseridos.

Nessa terceira capacitação do ano, que teve como tema central “Motivação e Cuidados com o Lado Emocional das Gestantes e Familiares”, a enfermeira Carlinda Dias da Rosa, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fazenda Fialho, falou sobre o aleitamento materno e, junto com sua equipe, apresentou um teatro sobre o assunto.

De acordo com a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde do município, Leila Ferrão, também falaram sobre o tema as estagiárias de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), Eduarda Hoffmaister Ribeiros e Luciana Maria Oliveira Pires.

Durante a palestra dos convidados especiais, a vereadora Mônica Facio e o delegado titular da Delegacia de Polícia (DP) de Taquara, Ivair Matos Santos, foram discutidas as diversas formas e intensidades de violência contra a mulher, como o assédio, tortura, estupro, violência psicológica, agressões por parceiros ou familiares, entre outras.

O último encontro do ano dos ACS está programado para ocorrer no próximo dia 20, às 9h, também no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, momento em que Dione Elizete Buzetto, enfermeira da UBS Empresa, falará sobre a saúde do idoso.

 

Top da Semana