Club

Notícias

PNAIC 2017/2018 é lançado e visa formar 200 professores em Taquara
13 de Novembro, 2017

PNAIC 2017/2018 é lançado e visa formar 200 professores em Taquara

Professores da rede municipal e estadual de Taquara participaram, na quarta-feira (8), do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017/2018, realizado no auditório das Faculdades Integradas de Taquara – Faccat. Cerca de 200 professores integram a formação (100 horas no total) que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O PNAIC é destinado a professoresmunicipais e estaduais alfabetizadores do 1º ao 3º ano, professores das salas de recursos, da Educação Infantil, do Programa Novo Mais Educação, supervisores pedagógicos e diretores das escolas onde não há supervisoras.

 

O Pacto, segundo mencionou a coordenadora local do PNAIC, Simone Tomazini da Luz, foi lançado em 2012, abrangendo do 1º ao 3º ano, especialmente destinado às professoras alfabetizadoras. Em 2013, começou-se o estudo da parte da linguagemcom encontros e formações. Em 2014, a matemática também é integrada do 1º ao 3º ano, mas ainda destinado às professoras alfabetizadoras. Em 2015, abrangeu-se,além das áreas de linguagens, as demais disciplinas, foram revistos os planos de estudo e a questão da avaliação. Os trabalhos envolvendo as áreas da linguagem e letramento continuaram em 2016.

 

“Em 2017, o PNAIC veio com uma nova forma, incluiu a Educação Infantil, crianças a partir de 4 anos de idade, tanto das EMEIS quanto das EMEFS, o Programa Novo Mais Educação, professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano municipais e estaduaise junto, desde 2016, as coordenadoras pedagógicas”, destaca Simone. “O objetivo da formação é auxiliar os professores com novas estratégias, novas metodologias, questões de avaliação, do lúdico. Não vamos trazer nada pronto, nada mágico, é uma troca. Vamos juntos desenvolver um trabalho que otimize a Educação em Taquara”, afirma Simone.

 

Em Taquara, nove professores, coordenados pela coordenadora Simone da Luz, ministram as formações aos demais docentes. Na área da Educação Infantil, a formação será destinada pelas professoras Sandra Luzia Corrêa, Caroline de Almeida Jaeger e Ananda Soares dos Santos. Para os professores do Programa Novo Mais Educação quem ministrará a formação será a professora Indira Cezar, e, para os professores do 1º ao 3º ano, a formação será passada pelas professoras Luciana Michele Martins Alves, Solange dos Reis Lopes, Thaís Nathali Haag, Cátia Jussane Policarpo e Carina Policarpo.

 

Participando do evento o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, salienta a importância do Pacto. “O papel de vocês alfabetizadoras é importantíssimo. Em um levantamento feito pelo Ministério da Educação foi revelado que há, pelo Brasil, crianças analfabetas nos sextos e sétimos anos. Isso é aterrorizante. A mudança depende de vocês, de explorarem e aproveitarem muito estes momentos, pois vocês é que vão fazer as coisasacontecerem. O salto que a educação de Taquara está dando é por causa de vocês”, relata o secretário.

 

A vice-diretora das Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, Carine Backes Dörr, também prestigiou o evento. “Vocês percebem a importância de vocês na Educação de nossa região, nenhum país desenvolve sem educação, nós estamos em desenvolvimento e temos um caminho longo que começa com nossas crianças. São sementes que estão começando a germinar. A criança está descobrindo o mundo e precisamos estar comprometidos e motivados a deixar que elas continuem a procurar novas informações, o nosso papel mais que letramento e alfabetização é despertar o interesse e a alegria em aprender. Se não conseguirmos despertar esta vontade talvez ela pare de estudar. Este é o nosso desafio”, comenta Carine.Participou do lançamento do PNAIC a professora dra. Maria de Fátima Reszka, coordenadora do curso de Pedagogia da Faccat.

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios. A equipe de trabalho conta com as coordenadoras estaduais da 2ª CREA, Lediane Garcia Lucena e Márcia Carvalho, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS), tem o apoio de universidades federais. Em Taquara, o PNAIC também tem a parceria da Faccat, desde a sua primeira edição.

 

Top da Semana