Club

Notícias

Fórum traçou diretrizes para o turismo em Igrejinha
11 de Outubro, 2017

Fórum traçou diretrizes para o turismo em Igrejinha

A Secretaria de Agricultura, Turismo e Lazer, em parceria com Sebrae, Emater/RS e Conselho Municipal de Turismo, promoveu na última quinta-feira (05/10) o Fórum Municipal de Turismo. Realizado sob tema "Construindo uma política municipal de turismo", o encontro colheu sugestões e discutiu quais as áreas que podem ser trabalhadas para fortalecer o turismo na cidade. Para tanto, contou com a participação de representantes de grupos e entidades, assim como de empresários, para ouvir demandas e experiências. O encontro aconteceu na Sociedade União Cantores de Igrejinha (SUCI). Ao final, os temas apresentados foram registrados e servirão de base para a criação de um planejamento estratégico.


Inicialmente, foram apresentadas iniciativas que já estão sendo desenvolvidas no município, como o Roteiros do Rural Saudável, uma visita guiada em grupos que promove uma incursão por pontos de lazer e mirantes no interior de Igrejinha, e o embelezamento das margens da ERS 115, com a construção de paradas de ônibus estilizadas e o plantio de árvores específicas, cujo projeto já foi aprovado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Além disso, foi abordada a inauguração do Centro de Cultura (com 854 m² e espaço para 446 pessoas sentadas), prevista para ocorrer ainda em 2017, e os projetos de revitalização do Monte da Fé e Morro Alto da Pedra. O primeiro ganhará urbanização, construção de estacionamento, pavimentação de ruas e a construção de uma escadaria monumental com 79 degraus que dará acesso à cruz, enquanto o Morro da Asa possui um amplo projeto, contemplando a edificação de playground, cantina, banheiros, estacionamento, deck com mirante, paisagismo e espaço para a prática esportiva. A Casa de Pedra também esteve em pauta e recentemente ocorreu uma audiência pública acerca do seu projeto de revitalização. O intuito é restaurar o espaço e construir uma nova edificação ao lado, para fazer deste um espaço de vivências culturais, integrando eventos, música, exposições e áreas de convivência.


Após as apresentações dos projetos já encaminhados, os presentes foram divididos em grupos e abordaram temas específicos ligados ao assunto, como infraestrutura, atrativos/eventos turísticos, capacidade empresarial e economia e cooperação. "Alguns tópicos foram citados repetidas vezes e todos eles foram documentados. O próximo passo será dado em novembro, quando o Sebrae apresentará ao Conselho tudo o que foi abordado no Fórum e estes assuntos servirão como norteadores para a continuidade do trabalho. Estamos empenhados em realizar um planejamento estratégico para desenvolver o turismo em Igrejinha", destacou o secretário de Agricultura, Turismo e Lazer, Dirceu Linden.
Dentre as diretrizes citadas, estiveram a construção de um pórtico e centro de informações turísticas; a confecção de mais placas indicativas aos pontos turísticos; a conclusão do asfalto na localidade de Serra Grande até Gramado; criar uma estrutura de comercialização de produtos coloniais; utilização mais intensa da tecnologia para a divulgação do turismo local, empregando redes sociais e aplicativos; utilização do Parque Almiro Grings para sediar apresentações culturais e temas como a noite gaúcha ou a noite alemã; e a instituição de um fundo municipal de turismo para garantir mais verbas e investimentos para o segmento. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de Igrejinha Joel Wilhelm, o vice Dalciso Oliveira, o gerente regional do Sebrae Marco Copetti e o consultor da entidade, Trajano Arantes.

 

Top da Semana