Club

Notícias

Câmara de Parobé sedia atendimento para recadastramento biométrico
10 de Outubro, 2017

Câmara de Parobé sedia atendimento para recadastramento biométrico

A Praça do Expedicionário recebeu centenas de pessoas para o recadastramento biométrico em Parobé no último sábado, dia 07. Durante todo o dia, o Cartório Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral de Taquara realizou atendimento aos idosos, pessoas com deficiência, pessoas com dificuldade de locomoção e gestantes do município.

A atividade foi promovida pela Câmara de Vereadores e teve como objetivo adiantar o número de eleitores da cidade já cadastrados dentro das normas que serão adotadas já para as próximas eleições. Para isto, uma estrutura externa foi montada com o sistema informatizado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS).

O presidente do Legislativo Enio Terra (PTB), ressalta que a forma de atendimento à comunidade é definida pelo cartório eleitoral. “Nós fizemos o convite ao cartório pensando em facilitar o acesso da população ao recadastramento. A Câmara apenas disponibilizou o espaço e servidores para auxiliar a atividade”, enfatiza.

O evento atraiu uma grande quantidade de pessoas e, ao todo, mais de cem pessoas foram atendidas. Devido a exigência do atendimento prioritário, muitos acabaram sem conseguir efetuar o recadastramento devido a grande demanda que procurou o local a fim de realizar o recadastramento.

Segundo o chefe substituto do Cartório Eleitoral, Rafael Roggia, a determinação para o atendimento prioritário acontece devido ao entendimento de que é necessário priorizar a população que tem mais dificuldade em se deslocar até o município vizinho. “Estas pessoas que categorizamos são as que tem prioridade de atendimento. É a primeira vez que montamos esta estrutura e por este motivo que não atendemos o público em geral. Os demais nós trabalhamos com agendamento pelo telefone ou internet, o que já facilita bastante”, explica.

Além disso, Roggia salienta que a legislação garante até dois dias para o alistamento para que todo e qualquer cidadão possa ir até o cartório em horário de expediente, desde que faça o agendamento pelo site www.tre-rs.jus.br ou telefone (51) 3541 – 1818. “Isto deve ser anunciado na empresa com dois dias de antecedência. No cartório também é entregue um atestado para que o funcionário comprove que compareceu no local, não havendo problemas para a realização do recadastramento”, destaca Roggia.

 

Top da Semana