Club

Notícias

Jovens assistidos pelo CRAS concluem curso de capacitação voltado ao mercado de trabalho
27 de Setembro, 2017

Jovens assistidos pelo CRAS concluem curso de capacitação voltado ao mercado de trabalho

Como forma de gratificação aos jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), que concluíram o curso de capacitação voltado ao mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara promoveu uma solenidade de formatura para comemorar essa conquista.

O CRAS, que atua prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, como em bairros muito populosos, localidades do interior, comunidades ribeirinhas ou quilombolas, tem como objetivo principal o fortalecimento da convivência dessas pessoas com a comunidade, tentando buscar soluções para problemas comuns como violência no bairro, ausência de espaços de lazer, baixa qualidade na oferta de serviços, entre outras.

Através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Taquara, foi oferecido o curso de Informática Básica e Introdução ao Mundo do Trabalho a um grupo de 15 jovens, com idades entre 14 a 19 anos, moradores das regiões urbanas e do interior do município.

Com carga horária de 26 horas/aula, a capacitação realizada todas as terças e quintas-feiras no Senac Taquara, incluiu lições sobre programas básicos da informática, como Word, Excel e Power Point, além de aulas sobre Internet e iniciação ao mercado de trabalho.

Durante a formatura, ocorrida na tarde de terça-feira (22), o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, agradeceu a parceria do Senac Taquara e falou sobre o significadoda solenidade de formatura oferecida aos jovens e da importância de seguirem adiante com seus estudos.

“Essa cerimônia é muito importante para vocês, pois ela assinala não apenas a conclusão de um curso, mas principalmente o início de uma nova fase em suas vidas. Mesmo depois que estiverem empregados, continuem buscando outras formas de qualificação e de novas oportunidades de crescimento profissional e pessoal”, destaca o vice-prefeito de Taquara.

Para o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara, Anildo Ribeiro Araújo, boa parte das pessoas que estão buscando uma oferta de emprego acaba muitas vezes não conseguindo a vaga por falta de qualificação.

“E a ideia de oferecermos esse curso aos nossos jovens assistidos pelo CRAS tem como principal objetivo evitar que eles percam boas oportunidades de emprego por não terem as competências necessárias para entrar no mercado profissional”, esclarece Anildo.

Antes da entrega dos certificados de conclusão do curso, a diretora do Senac Taquara, Keyla Lopes Rodrigues, ofereceu as instalações da entidade para que os estudantes possam continuar buscando seu contínuo desenvolvimento.

“Sempre que quiserem, vocês poderão vir ao Senac e aproveitar o nosso espaço, fazendo pesquisas com o nosso material didático ou até usar nosso laboratório de informática para fazer seus trabalhos”, informou Keyla.

A solenidade contou ainda com as presenças da coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico) de Taquara, Clarice Quadros; da coordenadora pedagógica do Senac Taquara, Silvana Krupp; da professora Ângela Cândido, além de servidores do CRAS, funcionários do Senac e familiares dos formandos.

Top da Semana