Club

Notícias

Alunos de escola do interior distribuem 300 mudas de árvores frutíferas na região central do município
25 de Setembro, 2017

Alunos de escola do interior distribuem 300 mudas de árvores frutíferas na região central do município

Como forma de comemorar o Dia da Árvore, que é em 21 de setembro, um grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professora Hermínia Gaewersen Marques, da localidade de Rio da Ilha, em Taquara, passou o dia todo distribuindo mudas de árvores frutíferas na região central do município.

Os estudantes, integrantes do projeto “Gestão Ambiental”, se reúnem uma vez por semana com o professor aposentado e voluntário na escola, Joares Pereira Dias, para aprender técnicas de plantio, produção de húmus, captação e reprodução de sementes de plantas em vias de extinção, entre outras atividades.

Segundo o coordenador do projeto, que trabalha apenas com sistemas sustentáveis de agricultura, não utilizando produtos químicos prejudiciais a saúde humana ou ao meio ambiente, as mudas de cerejeira foram escolhidas pelos estudantes devido a uma série de fatores.

“Embora tenham sido encontradas algumas sementes da cerejeira lá em Rio da Ilha, essa árvore está praticamente extinta em nossa região, já que sua madeira nobre é muito utilizada na fabricação de móveis. Como suas mudas são fáceisde serem produzidas, decidimos reproduzi-las em grande quantidade e fazer a distribuição na região urbana de Taquara”, explica Joares.

Durante toda a manhã e tarde de quinta-feira (21), os alunos da EEEM Hermínia Marques montaram seu estande na rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Marechal Floriano e Guilherme Lahm, e distribuíram gratuitamente um total de 300 mudas. Além da cerejeira, o grupo também disponibilizou alguns pés de pitanga e de gabiroba.

 

Top da Semana