Club

Notícias

Vale do Paranhana inicia discussões para implantar o cerco eletrônico
19 de Setembro, 2017

Vale do Paranhana inicia discussões para implantar o cerco eletrônico

Lideranças do Vale do Paranhana e autoridades estaduais deram o primeiro passo, na noite desta segunda-feira (18/9), em torno da ideia de implantar na região um sistema de cerco eletrônico. O projeto busca uma solução integrada dos municípios no combate à criminalidade e foi tema central de encontro realizado em Igrejinha com as presenças dos secretários da Segurança Pública, Cezar Schimer, e da Fazenda, Giovani Feltes. Uma reunião técnica para avaliar os modelos de equipamentos mais indicados irá ocorrer na primeira semana de outubro.

O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal e foi coordenada pelo presidente da Ampara (Associação dos Municípios do Vale do Paranhana), Joel Wilhelm, que é prefeito de Igrejinha, mobilizando empresários e lideranças políticas das demais cidades. A região compreende cerca de 230 mil moradores e reivindica reforço nos efetivos da Brigada Militar e Polícia Civil.

Na oportunidade, Feltes observou que apesar das dificuldades financeiras, o governo do Estado vem ampliando os investimentos na área da segurança. “Mas sabemos todos que a questão da segurança tem origem em diversos fatores, começando na educação dois filhos em casa e na mudança de uma cultura que valoriza a impunidade”, acrescentou. O secretário da Fazenda confirmou também que o Estado irá encaminhar projeto que isenta de ICMS os veículos objeto de doação para os órgãos de segurança pública.

A proposta do cerco eletrônico no Vale do Paranhana, interligando os municípios com videomonitoramento em âmbito regional. Deverá funcionar conforme o modelo já em implantação nas cidades da Serra gaúcha, como uma única central de controle. Uma alternativa para financiar o projeto está nas emendas da bancada gaúcha apresentadas junto ao Orçamento-Geral da União para área da segurança.

Antes do encontro, os dois secretários e o deputado estadual Gabriel Souza foram conhecer anova sede da Brigada Militar do município, resultado da mobilização da comunidade local.
 

Top da Semana