Club

Notícias

Femint de Sapiranga começa nesta quarta-feira no Ginásio Nenezão
13 de Setembro, 2017

Femint de Sapiranga começa nesta quarta-feira no Ginásio Nenezão

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto promove nesta semana a terceira edição da Femint - Feira Municipal Integrada de Sapiranga - Ciência, Tecnologia e Conhecimento, no Ginásio de Esportes Nenezão, reunindo 114 trabalhos de cerca de 450 alunos da Educação Infantil (separadamente) e do Ensino Fundamental e Médio. São 34 experimentos na Mostra da Educação Infantil (que abre nesta quarta-feira, dia 13, ficando em exposição somente na tarde deste dia, com entrega de medalhas de participação às 16h30) e outros 80 trabalhos do Ensino Fundamental e Médio para a mostra principal na quinta e sexta-feira, 14 e 15 de setembro. A solenidade oficial de abertura ocorrerá a partir das 14 horas, da quinta-feira, logo após a abertura do ginásio ao público. 

Criada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto em 2015 para reunir os trabalhos de ciência, tecnologia e conhecimento dos alunos das escolas de todo o Município, tanto da rede pública quanto da particular, a feira teve neste ano 202 trabalhos inscritos. Na Rede Municipal foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto a Etapa Escolar da Femint, com exposição, avaliação e escolha dos trabalhos concorrentes.
Maurício Costa Cabreira, supervisor pedagógico da Secretaria de Educação e integrante da coordenação da mostra, lembra que no dia do credenciamento dos trabalhos (manhã do dia 13 de setembro para a Educação Infantil e manhã do dia 14 para Ensino Fundamental e Médio), tanto os trabalhos da Educação Infantil como os do Ensino Fundamental e Médio deverão entregar um Termo de Responsabilidade, Convivência e Publicidade preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis. Cada escola receberá por e-mail uma cópia do termo a ser entregue.

 
 MOSTRA INFANTIL 

Nesta terceira edição, a Femint traz uma novidade: a Mostra de Trabalhos da Educação Infantil,  com 34 projetos de alunos das turmas de Jardim Nível A e B, que será apresentada neste dia 13. "A ideia é mostrar que o processo de investigação  e envolvimento desses alunos no meio científico está diretamente ligado ao cotidiano vivenciado nas escolas, de forma lúdica e natural", destaca Cabreira. A Mostra da Educação Infantil terá o credenciamento das escolas pela manhã, com a feira abrindo à tarde, das 13h30 às 16h30. No final da tarde, pouco antes do encerramento da mostra, todas as crianças com trabalhos expostos na mostra receberão medalhas de participação na mostra. 
 
 ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 

Já nos dias 14 e 15, quinta e sexta-feira, a Femint foca na exposição do Ensino Fundamental e Médio, com 80 trabalhos selecionados concorrendo a medalhas e troféus para os primeiros colocados em cada categoria, além de vagas para participação em feiras estudantis nas quais a Femint é afiliada: a Feciti do IFSul - Câmpus Sapiranga, a Mostratec Júnior da Fundação Liberato e a Febrace, promovida pela Universidade de São Paulo (USP). A mostra terá credenciamento das escolas na parte da manhã do dia 14, sendo aberta a visitação das 13h30 às 20h30, ocorrendo a solenidade oficial de abertura a partir das 14 horas. No dia 15, a feira abre para visitação das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Às 18 horas ocorre a cerimônia de premiação e de divulgação de trabalhos selecionados a feiras regionais.

Outra novidade desta 3.ª edição da Femint é a parceria de empresas do Município como parte da premiação dos trabalhos do Ensino Fundamental e Médio. A listagem dos trabalhos selecionados está no site da Prefeitura (www.sapiranga.rs.gov.br) e no endereço da Femint na Internet (femint.sapiranga.rs.gov.br).
 

Top da Semana