Club

Notícias

11 de Setembro, 2017

11º Festejos Farroupilhas do Paranhana segue até o dia 20 de setembro em Taquara

O 11º Festejos Farroupilhas do Paranhana, que acontece em Taquara, até o dia 20 de setembro, iniciou no sábado, 9, com a Cavalgada de Condução da Chama Crioula. Mais de uma centena de cavaleiros conduziram a chama que veio de Mostardas, até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, onde se realiza o evento. Durante a solenidade de abertura, autoridades e representantes tradicionalistas realizaram a cerimônia de fusão da Chama Crioula e da Chama da Pátria – retirada no dia 7 de setembro – originando a chama dos FestejosFarroupilhas do Paranhana.

 

Este ato, segundo o vice-presidente artístico do MTG, José Roberto Fischborn, revive o ano de 1947. “Foi pela iniciativa de alunos do Colégio Julinho que, hoje, reverenciamos as tradições e as realizações do povo gaúcho. Foi num ato simples em que Paixão Cortes e sete amigos, denominados Grupo dos 8, tiveram a iniciativa de retirar uma centelha da chama da Pátria e armazená-la, de 13 a 20 de setembro, simbolizando o início e o fim da Revolução Farroupilha, dando início ao movimento conhecido por tradicionalismo gaúcho”, destacou Fischborn.

 

O 11º Festejos Farroupilhas do Paranhana acontece de 9 a 20 de setembro, na sede campestre do CTG “O Fogão Gaúcho”, ERS 115 – km 2. Este ano, leva o tema “Mantendo aceso o legado da nossa tradição”, trabalhando o contexto “Resgatando os legados de “47” – 70 anos da Chama Crioula e do Grupo dos “8”.

 

Autoridades destacam a importância dos Festejos Farroupilhas do Paranhana

 

“Este evento vem crescendo graças as pessoas que se dedicam a ele. Sinto-me muito feliz pela Administração Municipal ser parceira a cada ano. Mas, o que tem de mais importante, mais especial neste grandioso evento são as oficinas realizadas durante a semana, o verdadeiro trabalho acontece com as crianças, com os alunos, aprendendo a lida do gaúcho, a tradição gaúcha, e isso nos enche de orgulho”. (prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho)

 

“É sempre um momento especial, não vemos a hora de chegar o acampamento, porque além do tradicionalismo, das oficinas culturais que são feitas para as crianças, também é um momento de encontro com os amigos. Aqui é um grande encontro da família. Quando termina um evento, a organização já começa a elaborar o próximo ano. Percebemos que o evento deu certo pela união e pelo companheirismo entre todos”. (vereador Guido Mário Prass Filho)

 

“Falar dos festejos é falar um pouquinho da história de cada um que está aqui, daqueles já passaram por aqui. O sucesso dos festejos é uma soma de muitas mãos, temos o setor público apoiando, o setor privado e o mais importante a comunidade, a sociedade envolvida. O evento vem numa busca de melhorar cada ano, mas o principal é o compromisso com a tradição”. (vice-presidente artístico do MTG, José Roberto Fischborn)

 

“Que esta chama possa iluminar a todos nós, que tenhamos um grande evento, e que possamos aproveitar, confraternizar, que é isso o que precisamos. Parabenizo toda a organização, pois o trabalho é bastante árduo, precisa de empenho, de dedicação para que o resultado positivo seja uma constante a cada nova edição”. (coordenador da 22ª Região Tradicionalista, Leandro da Silva Pacheco)

 

“Saúdo e agradeço a todos que acreditam nos Festejos Farroupilhas do Paranhana e que trabalham intensamente para o evento atingir seus objetivos a cada novo ano. Espero que tenhamos uma festividade harmoniosa e que possamos transmitir ensinamentos e conhecimentos a todos que por aqui passarem durante estes 11 dias, principalmente às crianças que participarão de inúmeras atividades direcionadas ao tradicionalismo gaúcho”. (presidente da Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, Fernando Kirsch)

 

A abertura oficial contou também com a presença das seguintes autoridades: 3ª Prenda Juvenil do RS, Júlia Calvi da Silva; patrão do CTG, Auro Paulo Sander; patrão da Associação Recanto Galponeiro, Aécio Gampert; Vice presidente da Ordem dos Cavaleiros do RS e conselheiro suplente do MTG, Marco Aurélio Angeli; representando o comando da Brigada Militar, o soldado Da Silva; secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Hennemann; vereador Daniel Laerte Lahm (Preto).

 

Apresentações artísticas e musicais

Além de espetáculos musicais com renomados cantores tradicionalistas, o evento traz apresentações artísticas grupos de dança gaúcha dos CTGs da região, bem como há o Recanto Integração, Oficinas Culturais, Recanto Culinário e a Sessão da Câmara Municipal de Vereadores.

A apresentação artística, do primeiro dia dos Festejos Farroupilhas do Paranhana, ficou por conta do grupo de danças gaúchas do CTG Querência do Mundo Novo, de Três Coroas. Para os espetáculos musicais, o evento trouxe o cantor Amendoim e Érlon Péricles – um dos grandes cantores do meio tradicionalista que já apresentou-se em outras edições dos festejos. “Cantando aqui me sinto em casa”, afirmou Érlon. O sábado finalizou com o baile com o grupo Os Tiranos.

Já no domingo, apresentou-se o grupo de dança gaúcha Sementes da Tradição e o cantor Luiz dos Reis. A tarte foi também de muita brincadeira com o Recanto Integração – momento em que os participantes dos ranchos disputam provas ligadas ao campo.

 

Programação do 11º Festejos Farroupilhas do Paranhana

 

11 de setembro – segunda-feira

13h às 17h – Oficinas culturais

20h – Espetáculo musical com talentos locais

 

12 de setembro – terça-feira

13h às 17h – Oficinas culturais

20h – Espetáculo musical com talentos locais

 

13 de setembro – quarta-feira

8h às 17h – Recanto Cultural

20h30 – Recanto Culinário

20h30 – Apresentação artística CTG O Fogão Gaúcho

 

14 de setembro – quinta-feira

13h às 17h – Oficinas culturais

19h30 – Apresentação Artística CTG Os Tauras da Colina

21h – Espetáculo musical com Jairo Lambari

23h – Espetáculo Musical com Pampa Instrumental

 

15 de setembro – sexta-feira

13h30 às 17h – Oficinas culturais

19h30 – Apresentação artística CTG Sangue Nativo

21h – Espetáculo musical com Pedro Ortaça

23h – Espetáculo musical com Q’Momento nativo

 

16 de setembro – sábado

18h - Apresentação artística CTG Essência Gaúcha

19h30 – Espetáculo musical com Tony Acosta e Alma Galponeira

21h – Espetáculo musical com Cesar Oliveira e Rogério Melo

23h – Espetáculo musical com Leandro Berlesi e grupo

 

17 de setembro – domingo

15h – Recanto Integração

 

18 de setembro – segunda-feira

19h – Sessão Câmara Municipal de Vereadores

 

19 de setembro – terça-feira

19h30 – Espetáculo musical com Celso Garcia

21h – Espetáculo musical com Elton Saldanha

23h – Espetáculo musical com Q’Momento Nativo

 

20 de setembro – quarta-feira

9h – Desfile 20 de setembro

11h – Espetáculo musical com Luiz dos Reis

15h – Encerramento

 

SERVIÇO

O quê: 11º Festejos Farroupilhas do Paranhana

Quando: 9 a 20 de setembro

Onde: Sede Campestre do CTG “O Fogão Gaúcho”, ERS 115 – km 2 – Taquara

Realização: Recanto Galponeiro

Financiamento: Governo do Estado do RS / Pró-cultura RS / Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Colorgraf

Apoio: Associação Amigos dos Festejos Farroupilhas do Paranhana – AAFFP, Faculdades Integradas de Taquara – Faccat, CTG O Fogão Gaúcho, 22ª Região Tradicionalista, Câmara Municipal de Vereadores de Taquara e Prefeitura Municipal de Taquara.

Top da Semana