Club

Notícias

Atividades do Setembro Amarelo iniciam na Terça-feira
04 de Setembro, 2017

Atividades do Setembro Amarelo iniciam na Terça-feira

Setembro é o mês em que intensificam-se as ações de prevenção ao suicídio. Campanhas são realizadas em todo o país visando a conscientização da população a este que é hoje um dos problemas mais sérios vivenciados pela saúde pública. Em Taquara, atividades acontecem nas Unidades Básicas de Saúde com a intençãode alertar a comunidade acerca desta realidade. A abertura oficial do Setembro Amarelo será na terça-feira (5/9), às 14h, na UBS do bairro Eldorado.

 

Segundo a técnica de enfermagem, Kátia Rosa, o momento contará com aexplanação “Valorize a vida, ela é preciosa”, refletindo as questões: Como definir o suicídio, o que sente e o que leva uma pessoa a tirar a própria vida, se o sentimento e o impulso são normais, se a pessoa pode desistir da ideia e como ajudar. A palestra será ministrada pela médica dra. Viviane Rachid, e, pelo estagiário de Enfermagem da Faccat, Daniel Oliveira da Rosa. Após haverá um bate papo com a coordenação da Unidade para sanar dúvidas dos participantes.

 

O secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, destaca que, cada vez mais, évivenciada uma sociedade depressiva. “Essa sociedade está ligada ao momento político, econômico, social, de descrédito, questão financeira, situações que todos nós passamos, mas algumas pessoas não tem o mesmo controle e precisam de tratamentos especiais. Então, promover o Setembro Amarelo é justamente trabalharmos na promoção da saúde, na prevenção, no acolhimento, é conscientizar a comunidade do que ela pode fazer para se autoajudar, bem como ajudar o seu próximo”, menciona Petry.

 

Responsável técnico pela área de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, o enfermeiro, Jorge Gildei Amaral dos Santos, diz que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. “O suicídio ocorre muito perto de nós, podendo ser desencadeado por pressão no trabalho, síndrome do pânico, perda de emprego, depressão. Não podemos ficar fora, temos que ajudar. O acolhimento, oaconselhamento do profissional de Saúde, do enfermeiro, do médico, pode reverter esta situação, temos que nos envolver nesta ação que é mundial, que é preocupante, que aumenta a cada dia e salvar a nossa população”, destaca Jorge.

Top da Semana