Club

Notícias

26 de Agosto, 2017

Chegada do Fogo Simbólico acende a chama da Semana da Pátria em Sapiranga

Anunciando o início da Semana da Pátria em Sapiranga, que será comemorada de 1.º a 7 de  setembro, a cidade recebe neste sábado, 26 de agosto, às 10h30, o Fogo Simbólico, que será  trazido pela Liga de Defesa Nacional, em solenidade oficial no quartel do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, no bairro São Jacó, sendo acompanhado por equipes da Guarda Municipal de Trânsito, Bicicross Clube 19 de Julho e Grupo Pedal de Sábado. O Fogo deve ficar no Corpo de Bombeiros até 1.º  de  setembro, quando será levado para a Praça da Bandeira, onde, até 7 de setembro, data do  Desfile Cívico Estudantil pelo Dia da Independência do Brasil, ocorrem as horas cívicas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, além da guarda da chama e solenidades de hasteamento e arriamento diário da bandeira.  
O tema de Sapiranga para a Semana da Pátria deste ano é O Caminho do Conhecimento, Transformando o Eu em Nós. Já o tema nacional é o Centenário de Falecimento do Sanitarista Osvaldo Cruz e o tema estadual são os 80 anos da Corrida Fogo Simbólico da Pátria e sua Ligação com a Chama Crioula.
O FOGO
O Fogo Simbólico da Pátria, segundo histórico do Exército Brasileiro, surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu o símbolo que receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 quilômetros entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.
  
 HORAS CÍVICAS 
A partir do dia 1.º de setembro terá início oficialmente a Semana da Pátria em Sapiranga, ficando o Fogo Simbólico sob a aguarda de escolas e entidades na Praça da Bandeira, onde ocorrerão as Horas Cívicas escolares. O hasteamento da bandeira ocorrerá diariamente às 8 horas e o arriamento às 16 horas. Além das solenidades na praça, atividades cívicas ocorrerão em escolas polo onde se reunirão estudantes de várias escolas em um ato conjunto. 
 
 DESFILE 
O tradicional Desfile Cívico Escolar de Sapiranga ocorre no dia 7 de setembro, quinta-feira, com início a partir das 8 horas. Serão mais de 50 escolas e entidades sapiranguenses percorrendo o trajeto na Avenida João Corrêa, saindo defronte à Prefeitura Municipal, com concentração na Rua Presidente Kennedy e Rua 1.º de Maio, em direção à Praça da Bandeira (onde estará o palanque oficial) e dispersão na Rua João Carlos Zwetsch.
 
 
 

Top da Semana