Club

Notícias

 Oficina de instalação de Sistema Agroflorestal ocorreu em Igrejinha
22 de Agosto, 2017

Oficina de instalação de Sistema Agroflorestal ocorreu em Igrejinha

A EMATER/RS-ASCAR, juntamente com a Secretaria de Agricultura, Turismo e Lazer e o Centro de Educação Ambiental Augusto Kampf (CEAAK), promoveu uma oficina de instalação de Sistema Agroflorestal. A atividade aconteceu na última quinta-feira, na localidade de Voluntária Baixa, em Igrejinha. 

A ação integrou 60 participantes, entre representantes da Emater, alunos e professores de duas escolas, além de agricultores vindos de Sapiranga, Novo Hamburgo, Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Campo Bom, Dois Irmãos, Gramado, Rolante e Riozinho. Quem coordenou o planejamento, escolhendo as variedades de plantas, foi o engenheiro agrônomo da Emater de Sapiranga, Mateus Farias de Melo.
Durante a oficina, abordou-se o policultivo de culturas anuais (como aipim, feijão e milho), com o intuito de evoluir para um sistema com árvores perenes (plantas permanentes, e não com ciclos de um ano, como árvores cítricas). "O evento foi importante para fomentar a produção local de hortaliças conduzidas em Sistemas Alimentares menos dependentes de recursos não renováveis e mais resistentes às Mudanças Climáticas", destacou a engenheira agrônoma da Emater de Igrejinha, Ana Lúcia Trentin.


Intercaladas às ações práticas, foram relatadas experiências de manejo, por agricultores de Araricá e Sapiranga. Contribuíram para o mutirão os escritórios municipais da Emater RS/Ascar de Três Coroas e Taquara. Há uma nova turma da oficina confirmada para o dia 15 de setembro, também em Igrejinha.

Foto: Emater Igrejinha 
 

Top da Semana