Club

Notícias

Turismo oficializa Plano de Desenvolvimento Integrado no Vale do Paranhana
25 de Julho, 2017

Turismo oficializa Plano de Desenvolvimento Integrado no Vale do Paranhana

Representantes da região turística do Vale do Paranhana participaram nesta segunda-feira, dia 24 de julho, em Porto Alegre, de reunião para oficialização do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), vinculado ao projeto do PRODETUR, que visa a captação de 45 milhões de dólares para infraestrutura e organização do produto turístico regional.

O projeto está em andamento há quatro anos e tem como eixo a rodovia RS-020, que deverá ser transformada em uma estrada parque, oferecendo uma série de melhorias e ações capazes de aumentar o fluxo de visitantes na ligação entre Porto Alegre e a região dos cânions.

Participaram do encontro, o professor Álvaro Machado, coordenador do curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e do Fórum Regional de Turismo; Richele Santos, da prefeitura de Três Coroas; secretário Dircinei Antonello e a Diretora de Turismo de Taquara, Raquel Soares; e a secretária de Turismo, Simone Tadiotto, e Evandro Lombi e Aline Nandi, de Rolante. A reunião também teve a participação de técnicos do Ministério do Turismo que apresentaram os resultados da etapa já vencida, finalizando com a aprovação do PDTIS.

Na opinião do professor Álvaro Machado, o projeto poderá representar uma nova etapa de qualificação, organização e promoção do destino da região do Vale do Paranhana. “A transformação da RS-020 como um eixo turístico e ambiental poderá ser um marco na estruturação dos produtos turísticos que já trabalhamos na região”, destacou, salientando que já conseguiram incluir quatro dos seis municípios na rota, embora os benefícios serão, certamente, replicados para toda região.

“As próximas etapas do PRODETUR deverão ser anunciadas em breve e estima-se que em um período de quatro anos já tenhamos executadas várias ações propostas”, ressalta o coordenador do Fórum Regional de Turismo.

Top da Semana