Club

Notícias

10 de Julho, 2017

Mostras Literárias Sesc percorrem escolas municipais de Cambará do Sul e Igrejinha.

Escolas municipais de Cambará do Sul e Igrejinha recebem durante o mês de julho Mostras Literárias Sesc de cinco escritores e poetas brasileiros. A circulação das obras acontece nas cidades por meio de parceria com as Secretarias de Educação. A partir desta iniciativa, promovida pelo Sesc Taquara, estudantes têm a oportunidade de conhecer mais sobre a vida e as obras de escritores e poetas como: Paulo Leminski, Millôr Fernandes, Simões Lopes Neto, Cordel e Mario Quintana. Confira, logo abaixo, a descrição de cada Mostra. Mais informações sobre como outras cidades podem receber as mostras podem ser obtidas no Sesc Taquara (Rua Júlio de Castilhos, 2.835), pelo telefone (51) 3541-2210, no site www.sesc-rs.com.br/taquara e na página www.facebook.com/sesctaquara.

Mostra Literária Paulo Leminski - (1944-1989) foi um dos poetas mais importantes de sua Geração. Sua poética, extremamente popular apesar de profunda e complexa, atrai leitores ainda hoje. Essa mostra é um pequeno apanhado de sua produção. Fabio Dudas é ilustrador, artista plástico e músico. Seu trabalho em pintura baseia-se na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação.

Mostra Millôr Fernandes - O jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus hai-kais e desenhos é um aperitivo do trabalho que esse artista genial nos deixou.

Mostra Simões Lopes Neto - A exposição João Simões Lopes Neto - o escritor da alma gaúcha - pretende incentivar o público estudantil e comunidade em geral a apreciar a obra de um dos maiores escritores brasileiros. São 12 painéis sobre a vida e a obra do escritor que com traço impressionista manejou a voz e o silêncio da pampa. E criou Blau Nunes, o gaúcho brasileiro.

Mostra Cordel - A Mostra pretende resgatar a literatura de cordel, reproduzindo-a no formato comum, onde os cordelistas, poetas populares, expõem suas obras penduradas em cordões, com as capas voltadas para o público. A exposição também destaca o papel do cantador ou repentista.

Mario Quintana - A mostra apresenta 14 banners com trechos de poesias ilustradas de Mário Quintana, poeta gaúcho homenageado pela Academia Brasileira de Letras, que contribui significativamente à cultura rio-grandense, com mais de 35 obras publicadas. A exposição retrata períodos de sua vida, do nascimento em Alegrete até sua cidade por adoção Porto Alegre.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Top da Semana