Club

Notícias

Ministério diz que vai avaliar qualidade de vacina contra aftosa usada no Brasil.
23 de Junho, 2017

Ministério diz que vai avaliar qualidade de vacina contra aftosa usada no Brasil.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, afirmou nesta sexta-feira (23) que o governo fará uma investigação para verificar a qualidade das vacinas contra febre aftosa aplicadas nos animais cuja carne foi exportada para os Estados Unidos.

Na quinta (22), os Estados Unidos anunciaram a suspensão das importações de carne bovina brasileira sob a justificativa de que foram encontradas inconformidades, entre elas a presença uma inflação em decorrência de uma reação à vacina.

"Temos como fazer um rastreamento de todos os lotes [da vacina] utilizados. Vamos fazer um levantamento para testar a qualidade das vacinas", disse Novacki em entrevista coletiva na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.

Novacki voltou a dizer que o problema provocado pela vacina não traz nenhum risco à saúde e que, geralmente, a parte com a inconformidade é descartada. Segundo o secretário, o abcesso, provocado pela reação à vacina, deixa apenas a parte da carne afetada com aparência ruim.

De acordo com ele, o Brasil exporta para os Estados Unidos a parte inteira dianteira do boi, o que dificulta a identificação desses abcessos.

Para evitar esse tipo de problema, Novacki afirmou que a equipe técnica do ministério vai propor que a exportação seja feita após o fatiamento da carne, o que torna mais fácil encontrar - e descartar - as partes com problema.

Novacki disse que o Chile identificou um problema semelhante em novembro do ano passado, que foi resolvido após a decisão de fatiar a carne exportada.

Fonte: G1

Top da Semana