Club

Notícias

Traje Passeio das Soberanas são inspirados na simplicidade dos antigos Bailes de Kerb
29 de Maio, 2017

Traje Passeio das Soberanas são inspirados na simplicidade dos antigos Bailes de Kerb

Uma homenagem aos 30 anos de história, cultura, solidariedade e alegria, escrita pelas mãos de voluntários. Estas foram as principais inspirações da Rewil Confecções, que pelo terceiro ano seguido é responsável pela criação e confecção dos trajes da rainha e princesas da Oktoberfest de Igrejinha. A partir da apresentação das vestes, que aconteceu no domingo (28), durante a escolha do casal infantil da corte – o Bubchen e a Mädchen – elas passam a ser usadas pelo trio de soberanas nas festas e divulgações da 30ª Oktoberfest de Igrejinha. 

O trabalho de criação do traje passeio foi iniciado em 1º de maio – apenas dois dias após Stephanie Silva, Dominique da Silva e Vanessa Cardozo de Lima terem sido escolhidas, respectivamente, como rainha e princesas, da 30ª edição da festa. O tema da festa deste ano “Tradição em celebrar a alegria” e todo o simbolismo que ele carrega, foi o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho.

“Os trajes primam pela nobreza do voluntariado, pela simplicidade da cultura e pela tradição dos bailes de Kerb”, conta Ani Linden, esposa do Presidente da 30ª Oktoberfest, Márcio Linden, e responsável pela pesquisa de inspiração e adequação dos trajes às tradições da festa. “As soberanas vestirão a história de uma festa tipicamente alemã e de uma comunidade unida, solidária e alegre”, destaca ela.

A influência veio de duas grandes vertentes: de um lado, a majestade dos primeiros trajes da Oktoberfest de Munique e, de outro, as tradições dos imigrantes camponeses do século XIX, cujas famílias, anualmente, firmavam o compromisso de se reencontrar para celebrar a amizade, a união e a cultura, mantendo vivos os laços e as tradições. Como parte dos preparativos, as mulheres costuravam e bordavam novas vestimentas.  

Prevalece o tom vermelho que, junto com os bordados e as flores, são inspirados nos jardins e no colorido da primavera, que anuncia a chegada da Oktoberfest em Igrejinha. Os detalhes entrelaçados representam a união das famílias e as pérolas, aplicadas manualmente, falam da nobreza e da força do trabalho voluntário, transmitindo a mais pura essência do seu povo.

  

Sobre a Oktoberfest de Igrejinha

Desde 1988 a comunidade de Igrejinha, cidade localizada a 90 quilômetros da capital Porto Alegre, realiza sua Oktoberfest. Três mil voluntários, da cidade e região, trabalham para celebrar a cultura germânica através de shows musicais, gastronomia tradicional, produtos coloniais, chope, jogos germânicos, mostras culturais, desfiles e bandinhas típicas. Em 2017 a festa, que chega a sua 30ª edição, acontece de 20 a 29 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings.

Top da Semana