Club

Notícias

HSFA especializa funcionários em aleitamento materno
07 de Março, 2017

HSFA especializa funcionários em aleitamento materno

Na semana passada as colaboradoras da Unidade Materno Infantil do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) de Parobé, participaram de capacitação sobre aleitamento materno, ação que visa incentivar a amamentação e auxiliar as mamães e seus bebês neste momento tão importante e, muitas vezes, cheio de dúvidas e inseguranças.

Conforme explica a enfermeira Clarissa Possmoser, gestora de enfermagem do HSFA, 'os profissionais de saúde devem estar atentos às necessidades da criança, da mãe e de toda a família, acolhendo dúvidas, preocupações, dificuldades e oferecendo informações seguras a todos'.

A capacitação, ministrada pelas enfermeiras da entidade, será mensal e devem participar periodicamente todos os funcionários da Unidade Materno Infantil, Centro Obstétrico e Sala de Recuperação.

O HSFA é referência em obstetrícia para os oito municípios da região 6 de saúde da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde - CRS e realiza uma média de 100 partos por mês.

 

Estatísticas: O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de vida. Depois disso, o bebê pode começar a receber outros alimentos saudáveis, mas a orientação é que seja mantida a amamentação até os dois anos de idade ou mais. Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
Segundo a OMS e o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas no mundo, a cada ano, por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Contudo, no Brasil, dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno – realizada nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, em 2008 – revela que 41% das crianças menores de seis meses de vida estavam em aleitamento materno exclusivo. As demais tinham experimentado outro alimento já nas primeiras semanas ou meses de vida.

Top da Semana