Club

Notícias

Reunião confirma a vistoria da Barragem das Laranjeiras
13 de Fevereiro, 2017

Reunião confirma a vistoria da Barragem das Laranjeiras

O prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira, teve uma série de audiências com autoridades estaduais na última semana, para defender interesses do município.

Acompanhado do vice-prefeito, Eraldo Araújo, e do vereador Roque Werner, Teixeira teve encontros com o vice-governador, José Paulo Cairoli, com o secretário Estadual de Administração, Raffaele Di Cameli, com o deputado Estadual Edu Oliveira, além do chefe de Gabinete do deputado Federal Danrlei de Deus.

Uma das pautas mais importantes tratada nas reuniões é uma antiga demanda do município: Uma avaliação técnica das condições estruturais da barragem das Laranjeiras. A usina hidrelétrica foi construída na década de 60 para a geração de energia, mas projeto não teve continuidade.

Desde então, a estrutura está sem manutenção, gerando preocupação e desconfiança da população, que teme pelo seu rompimento. A barragem está no território de Canela, mas Três Coroas seria a principal cidade afetada caso o incidente ocorresse.

Na reunião desta semana, o prefeito Orlando conseguiu obter um sinal positivo para essa questão. Ele foi informado que há estudos para a barragem ser ativada para a geração de energia elétrica. Além disso, o secretário Di Cameli adiantou que no Rio Grande do Sul existem em torno de 30 barragens e que todas serão vistoriadas por engenheiros de DNIT. A Barragem das Laranjeiras será a primeira a receber os técnicos. A vistoria pode acontecer no mês que vem.

O vice-governador Cairoli disse que está acompanhando de perto a questão, pois o secretário responsável pela pasta foi seu assessor. O prefeito também pediu uma atenção especial para investimentos na segurança local e em outras áreas, como educação, saúde, agricultura, turismo e geração de emprego.

O chefe do executivo municipal aproveitou a visita para agradecer o apoio que Cairoli deu para a destinação de conjuntos de classes e cadeiras para o Colégio Estadual 12 de Maio, que beneficiou 695 estudantes.

No encontro com o deputado Estadual Edu Oliveira, a comitiva três-coroense pediu apoio nas demandas que a prefeitura já encaminhou e nas que encaminhará às diversas secretarias e órgãos do governo estadual. Já no chefe de gabinete do deputado Federal Danrlei de Deus, foram definidas algumas demandas e emendas a serem encaminhadas pelo deputado na viagem que o prefeito fará à Brasília na próxima segunda feira.

Em breve, o prefeito se reunirá com o secretário da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer, quando tratará questões da segurança do município e região.

Top da Semana