Club

Notícias

EMEL promove evento alusivo à Consciência Negra
24 de Novembro, 2016

EMEL promove evento alusivo à Consciência Negra

“Vivenciando a Leitura das Memórias Africanas” foi o tema do evento alusivo à Consciência Negra e à Feira do Livro, realizado na quarta-feira, 23, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Leichtveis, no Distrito de Fazenda Fialho, em Taquara. A coordenadora de Políticas Públicas Raciais e Indígenas, Maria Solange Benck, falou sobre a cultura africana e toda influência transmitida por ela a nossa cultura.

Os alunos participaram de oficinas de confecção de pulseirinhas e de turbantes, aprenderam a fazer cocadas e também as abayomis, que são bonequinhas de pano artesanais, que, segundo a tradição são consideradas amuletos da sorte. “Elas eram confeccionadas pelas mães para acalentar as crianças na época da escravidão, quando estavam nos navios negreiros”, explica a oficineira, professora Carla Jordana Ronnau.

O evento também contou com apresentação de Batucada, de Capoeira, Jogo de Perguntas e Respostas, Hora do Conto com o Serviço Social do Comércio – SESC e degustação de comidas típicas como cuscuz, bolo e pão de milho, pé-de-moleque e cocada.

“Trabalhar a diversidade é promover o conhecimento, a cultura, a nossa história. Parabéns aos nossos profissionais de ensino, em nome da diretora Tatiane Scrinz Jaeger, que exaltam a aprendizagem e transformam a vida de nossos alunos para serem pessoas melhores que respeitam todas as tradições”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda.

Top da Semana