Club

Notícias

Samu Estadual faz transporte de gestante de alto risco de Parobé
26 de Agosto, 2016

Samu Estadual faz transporte de gestante de alto risco de Parobé

Uma movimentação incomum na manhã desta sexta, 26/08, chamou a atenção dos usuários do Hospital São Francisco de Assis (HSFA) e dos moradores de Parobé, no Vale do Paranhana.

O helicóptero do SAMU cruzando o céu da cidade foi parte fundamental da ação, que iniciou às 05h20 da madrugada, quando deu entrada na emergência do hospital uma gestante, moradora de Parobé, com 24 semanas de gestação de gêmeos, apresentando 8 cm de dilatação. 

Prontamente atendida, constatou-se que os batimentos dos dois bebês estavam perfeitos, prontos para nascer. No entanto, pela prematuridade e necessidade de cuidados especializados, iniciou-se uma busca urgente por um hospital de alta complexidade que pudesse receber a mãe e os bebês. O obstetra Dr. Francisco Lammerhirt conseguiu que o Hospital de Clinicas de Porto Alegre os recebesse em seu centro obstétrico e UTI neo natal, enquanto a toda a equipe assistencial, sob coordenação da enfermeira Carina Iaronka, e a equipe administrativa, preparavam a gestante  e o translado, para que isso tudo ocorresse o mais rápido possível. 

O caso pedia um transporte rápido e seguro, que foi solicitado ao SAMU.  Como tratava-se de um caso grave, onde três vidas estavam em risco, foi liberado pelo SAMU Estadual o transporte aéreo, com uma equipe de dois médicos, dois enfermeiros, um piloto socorrista e um condutor socorrista. A ambulância do SAMU transportou a gestante do Hospital São Francisco de Assis até o Campo Parobé, onde o helicóptero do SAMU Transporte Aeromédico,  aguardava para transportá-la. 

Com o esforço conjunto entre a equipe do HSFA e do serviço de transporte da Secretaria Estadual de Saúde, que prontamente atendeu à solicitação, conseguiu-se a transferência de uma gestante de alto risco com qualidade e segurança, podendo preservar três vidas. 

Top da Semana