Club

Notícias

Dilma é Afastada da Presidência da República
12 de Maio, 2016

Dilma é Afastada da Presidência da República

Depois de mais de 20 horas de sessão, às 6h38min desta quinta-feira, o Senado selou o destino da primeira mulher eleita presidente da Brasil: por 55 votos a 22, foi aprovado a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Com o resultado, a petista que recebeu 54 milhões de votos em 2014, será afastada do cargo por até 180 dias, para o julgamento final, correndo o risco de não voltar mais ao Palácio do Planalto.

O vice Michel Temer, deve assumir seu lugar interinamente na tarde desta quinta. Ele será a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.

Se o placar desta votação for repetido quando o Senado julgar o mérito da acusação contra a presidente, chegará ao fim definitivo a atual era do PT no poder, iniciada com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003. Isso porque são necessários, nesta etapa, 54 votos para Dilma perder o mandato presidencial.

Temer passou as últimas semanas montando seu gabinete, com idas e vindas devido a críticas de setores do empresariado e da sociedade civil, além de dificuldades para acomodar os aliados dos quais precisará para tocar sua agenda no Congresso.

O grupo do peemedebista calcula que Temer terá cerca de 60 dias para estabilizar-se politicamente e para encaminhar medidas emergenciais econômicas no Congresso. Se bem sucedido, a absolvição política de Dilma é virtualmente impossível.

Top da Semana