Club

Notícias

Processo de Impeachment: O que acontece agora
18 de Abril, 2016

Processo de Impeachment: O que acontece agora

Após a aprovação da abertura do processo de Impeachment da presidente Dilma Rousseff, caberá agora ao senado, dar continuidade ou não ao processo.

No primeiro momento, o presidente da Casa, Renan Calheiros, ao receber o relatório da Câmara, formará uma comissão com 42 senadores (21 titulares e 21 suplentes). A Comissão vai elaborar relatório para ser levado ao plenário, no qual indicará a concordância ou a negativa com a decisão tomada pela maioria dos deputados. 

Regimentalmente, o Senado tem prazo final em 11 de maio para votar o parecer da Comissão Especial. Caso o processo seja aberto, o plenário do Senado, nas sessões em que estará analisando as acusações contra a petista, será transformado em um tribunal para julgar a presidente durante 180 dias, ouvindo a acusação e defesa. 

Na votação final, o plenário será dirigido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Se o Senado considerar a presidente culpada por 54 parlamentares (maioria qualificada, dois terços dos votos), ela será afastada em definitivo. E Temer, empossado para cumprir o mandato até 2018.
Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Top da Semana