Club

Notícias

Adiada eleição para diretor nas escolas estaduais
11 de Novembro, 2015

Adiada eleição para diretor nas escolas estaduais

A Secretaria Estadual da Educação publicou nesta terça-feira (10) portaria alterando o cronograma e as regras para a escolha dos diretores das escolas estaduais. A eleição, que estava marcada o dia 30 de novembro, foi adiada para 15 de dezembro.

A mudança ocorre após liminar da Justiça suspender, na última sexta-feira, os efeitos da lei de autoria da deputada Regina Becker (PDT), que mudou as regras para eleição de diretor. A decisão do Tribunal de Justiça atende pedido do Cpers. O sindicato questionava, principalmente, a possibilidade de o diretor que está no cargo há dois mandatos concorrer mais uma vez.

O coordenador Jurídico da Secretaria da Educação, Daniel Amorim, afirma que uma lei de 2012 já garantia a necessidade de alternância no poder nas escolas. Pelo nova portaria do governo do Estado, voltam a valer todas as regras da lei de 2012. Os atuais diretores que estão há seis anos no cargo ficam fora da disputa. Outra mudança é em relação aos vices, que agora voltarão a ser escolhidos junto com o diretor (na mesma chapa), e não mais indicados posteriormente. Segundo o coordenador jurídico, a nova data foi definida para dar tempo de organizar todo o processo novamente.

Top da Semana