Club

Notícias

Rótula na Tristão Monteiro em Taquara está em fase de teste
01 de Fevereiro, 2019

Rótula na Tristão Monteiro em Taquara está em fase de teste

 Nova rótula será testada inicialmente a título experimental, com orientação da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana

 A Administração Municipal de Taquara, passou a implementar a partir desta sexta-feira, dia 01, uma nova rótula na rua Tristão Monteiro. O objetivo é promover maior fluidez ao trânsito, já que a rua é umas das principais vias públicas utilizada pelos taquarenses e moradores da região que entram na cidade. Além de ser o principal ponto de acesso de diversas linhas de ônibus intermunicipais e caminhões de transportadoras que passam pelo município.

  Considerado um ponto de grande fluxo de veículos, o cruzamento da rua Tristão Monteiro com a rua Ernesto Alves possui atualmente uma sinaleira em quatro tempos, ocasionando congestionamento em alguns períodos do dia. Já à noite, quando diminui a circulação de veículos, por vezes os usuários desse cruzamento precisam aguardar o sinal, mesmo quando não há veículos na outra esquina.

    De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Taquara, Lorival da Rosa, a ideia da implantação da nova rótula surgiu a partir de uma análise do trânsito da rua Tristão Monteiro, feita pelo Conselho Municipal de Trânsito, que acompanhará os resultados dessa mudança no trânsito e a avaliação da comunidade taquarense, e de muitas reclamações dos motoristas pelo tempo que se perdia esperandoa troca do sinal e da imprudência de muitos motoristas que não obedeciam o sinal vermelho, principalmente à noite.

     “A nova rótula da Tristão Monteiro, diferente da outra que existe na esquina com a rua Júlio de Castilhos, não será construída em forma de canteiro. Iremos apenas fazer a demarcação com tachões, orientando os motoristas a seguirem a curva do local”, explicou Lorival.

     Preocupado em atender as expectativas da comunidade, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho faz questão de esclarecer que essa nova rótula será testada por um período, visando melhorar consideravelmente o fluxo de veículos que diariamente passam pela Tristão Monteiro, mas sua permanência dependerá da avaliação positiva dos taquarenses.

     “Toda mudança causa uma certa apreensão no início. Mas peço a todos que, tal como ocorreu com a volta do estacionamento paralelo na rua Júlio de Castilhos, entendam que testar alternativas sempre é importante, pois em sendo positivo o resultado mantemos e em sendo negativo, podemos voltar atrás. O experimento é importante para que não passemos uma vida toda achando que poderia ter sido diferente e nada foi feito", esclareceu o prefeito de Taquara.

     Para facilitar a orientação dos motoristas, neste primeiro momento da implantação da nova rótula, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana manterá o semáforo no local, apenas com sinal amarelo piscante, e placas indicativas, além de realizar a comunicação sobre a nova alteração no trânsito aos comerciantes das proximidades e as empresas de transporte coletivo.

Top da Semana