Club

Notícias

CASTRAMÓVEL REALIZA SEU PRIMEIRO SERVIÇO EM TAQUARA
14 de Dezembro, 2018

CASTRAMÓVEL REALIZA SEU PRIMEIRO SERVIÇO EM TAQUARA

Nesta quinta-feira, dia 13, começou a funcionar em Taquara o Castramóvel – um veículo adaptado para a castração gratuita de cães e gatos. O primeiro dia das atividades foi em frente a casa da dona Nelci Soares, uma cuidadora que tem cerca de 30 gatos e 35 cachorros. Nesta primeira etapa, estão sendo castrados os cães machos, pela maior agilidade no processo, logo, logo, o serviço atenderá também as fêmeas. 

O atendimento é disponibilizado a famílias de baixa renda, cujos proprietários sejam beneficiados de programas sociais e/ou se enquadram em situação de vulnerabilidade social. O serviço oferecido pelo Castramóvel será realizado em eventos previamente agendados e divulgados, e as pessoas, que necessitam do benefício, devem o solicitar na Secretaria de Meio Ambiente, onde receberão uma ficha, que deve ser preenchida e levada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, para posterior protocolo geral na Prefeitura.

Em toda história de Taquara nunca houve políticas públicas destinadas aos animais. Desde a criação da Associação Protetora dos Animais de Taquara (APATA), é a primeira vez que o Poder Público dá uma resposta à sociedade mostrando políticas públicas, não somente através do Castramóvel, mas com um trabalho todo de educação voltado às escolas e com encaminhamentos de animais a clínicas veterinárias. Para o prefeito Tito Livio Jaeger Filho ofertar esta notícia à comunidade é de grande alegria.

“É motivo de orgulho pra nós que adquirimos o Castramóvel há um bom tempo atrás. Recebemos muitas críticas por não estar funcionando, mas infelizmente não é somente comprar o veículo, foi necessário passar por alguns percalços legais, e, na medida que o tempo foi passando atendemos todas essas necessidades, exatamente porque não queremos ter um serviço funcionando de maneira errada. Só nós sabemos as dificuldades enfrentadas no dia a dia para poder colocar novas políticas públicas em funcionamento, não vamos conseguir fazer tudo o que as pessoas esperam, mas temos avançado em ações importantes e o nosso objetivo é esse, amenizar os problemas que se apresentam”, afirmou o prefeito.

Há 16 anos trabalhando voluntariamente nas causas animais junto à APATA e responsável pela indicação ao Executivo Municipal, para a aquisição do Castramóvel, a vereadora Sandra Schaeffer, diz-se emocionada. “Desde o nosso primeiro ano de voluntariado, a nossa luta sempre foi ter um Castramóvel. Pra nós era só um sonho de pessoas envolvidas no problema. E hoje ver este sonho sendo realizado, concretizado é de muita emoção. O sentimento é de gratidão a todos que trabalharam muito pra isso acontecer. Passamos por muitas crises, dificuldades e críticas, hoje deixo, em nome dos protetores da causa animal, a nossa gratidão à Administração Municipal, por ter efetivado esta Política Pública à Causa Animal, pois no Brasil, poucos municípios possuem Castramóvel, é um ponto muito positivo a nós, a nossa comunidade, a nossa cidade”, comemora Sandra.

 

Top da Semana