Club

Notícias

JÁ SABE COMO USAR SEUS 13º SALÁRIO? VEJA AS DICAS
09 de Novembro, 2018

JÁ SABE COMO USAR SEUS 13º SALÁRIO? VEJA AS DICAS

Com a proximidade do fim do ano chega também a expectativa de contar com um dinheiro extra. Para os trabalhadores com carteira assinada, o pagamento do 13º salário. Já para executivos, o bônus por participação nos lucros. Em ambos os casos, a dica é: antes de tudo, planejar como e em que utilizar esse recurso para fazê-lo durar ou render mais.

Agora, com o cenário eleitoral definido, já é possível sentir os primeiros efeitos da política sobre o mercado financeiro. Conforme a CDL de Igrejinha e Três Coroas, a perspectiva é de contar com um clima mais esperançoso e confiante neste fim de ano. Porém, como de costume, a principal sugestão dos especialistas é utilizar o valor do 13º salário para quitar as dívidas mais caras de curto prazo ou, pelo menos, reduzi-las. Já para quem não possui débitos, o indicado é guardar parte do valor para pagar as contas que chegam nos primeiros meses do novo ano, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar. Até lá, também é possível aplicar o dinheiro numa opção de curto prazo mais conservadora, que permita o saque imediato. Outra dica é investir o 13º salário para pagar o cartão de crédito e as contas referentes às festas de fim de ano, férias e viagens.

Para quem conseguiu manter as finanças em dia ao longo do ano, usar o 13º para alguns gastos livres pode servir como uma espécie de recompensa. Mesmo assim, é muito importante seguir o planejamento e utilizar o dinheiro com consciência. Se você pode equilibrar, destine parte do dinheiro ao pagamento de contas, faça uma reserva e invista outra parcela nas compras de fim de ano. Outra sugestão da CDL de Igrejinha e Três Coroas é fazer o Cadastro Positivo. Com ele é possível manter um histórico completo sobre o seu comportamento de crédito. Dessa forma, você pode dispor de um comprovante de sua boa atuação no mercado. Ou seja, além de pagar as contas em dia, realizar um bom planejamento financeiro também ajuda a manter e melhorar o histórico do Cadastro Positivo.

SAIBA MAIS SOBRE O CADASTRO POSITIVO DO SPC

Criado há sete anos pela lei federal 12414/11, o Cadastro Positivo funciona como um currículo financeiro para pessoas físicas e jurídicas que participam do sistema. Mesmo quem está negativado pode solicitar sua inclusão no Cadastro Positivo do SPC. Especialmente nesses casos, o banco de dados representa uma ferramenta ainda mais importante para ajudar a medir os riscos e demonstrar os possíveis avanços na vida financeira do consumidor que estiver inadimplente. Assim, tudo o que a pessoa fizer de positivo em sua rotina financeira dali para frente, poderá contar pontos em suas avaliações. São incluídas informações sobre pagamentos de contas básicas de consumo - como água, luz, telefone - e de parcelas do cartão de crédito, por exemplo.

O Cadastro Positivo representa menos burocracia na hora de fazer compras ou obter financiamentos e empréstimos e, para desfrutar dos benefícios desse banco de dados é muito simples. Totalmente gratuito, ele pode ser aberto pela internet para quem possui Certificado Digital, e-CPF ou e-CNPJ, a partir do site do SPC Brasil. Outra forma de aderir é dirigir-se pessoalmente a uma das sedes da CDL de Igrejinha e Três Coroas, que funcionam como um posto de atendimento do SPC. Para outras informações, entre em contato com a CDL pelos fones 3545-1327 ou 3546-6280 e acompanhe a entidade nas redes sociais. 

 

Top da Semana