Club

Notícias

TAQUARA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO OUTUBRO ROSA
15 de Outubro, 2018

TAQUARA LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO OUTUBRO ROSA

Abertura oficial contou com depoimentos, palestras e participação do Grupo da Mama do Hospital Conceição de Porto Alegre

Na última quinta-feira, dia 11, foi lançada a Campanha de Conscientização Outubro Rosa, no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar, em Taqauara. O evento tem como objetivo  alertar a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. 

O encontro contou com o depoimento de Tatiana Rosa Preto. “Luto contra o vírus do HIV há 25 anos, em fevereiro deste ano, descobri um câncer no colo de útero. A notícia pesou. Hoje após 3 meses de quimioterapia estou praticamente curada. Precisamos nos conscientizar que há esta possibilidade, isso não está longe, não é só comigo, pode ser com qualquer um, então a prevenção é o mais eficaz. O que não podemos deixar é a nossa mente adoecer”, revela Tatiana.

As voluntárias do Grupo da Mama do Hospital Conceição de Porto Alegre, Flávia Teresinha Nunes, Edi Teresinha de Araújo e Clair Rabelo, também deram seus depoimentos sobre a experiência passada. “A primeira sensação que as pessoas têm é o medo de morrer, mas eu só tinha medo das pessoas que amo se afastarem de mim, ninguém se afastou, tive todo apoio dos amigos e familiares. Hoje, sou voluntária, tentando auxiliar quem passa por esta situação. Temos conseguido que elas aceitem de forma amena e façam o tratamento. Mas o mais importante é fazer periodicamente o autoexame” afirma Flávia. Ela aproveitou e estendeu o convite aos taquarenses, para participarem com elas, da 10ª Caminhada pelo Acesso Universal à Saúde da Mama, no dia 18 de outubro, às 9 horas, com saída em frente ao Hospital Conceição.

O evento foi encerrado com a palestra ministrada pelo médico mastologista, cancerologista, dr. Rogério Grossmann, que discorreu sobre o que é o câncer de mama, seus sinais, sintomas e tratamento. “Quase todos os cânceres diagnosticados precocemente são curáveis. A chance de cura é muito alta, é preciso desmistificar o câncer de mama, entender que é uma doença que pode ser tratada e resolvida. Em Taquara temos uma estrutura bem montada, então façam a mamografia periodicamente, pois se não sabemos não temos como tratar”, observa o médico.

Durante todo o mês, atividades são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde. O próximo evento ocorre, na próxima quarta-feira, dia 17, às 14 horas, pela Unidade Básica de Saúde Pega Fogo, na antiga Escola Zeferino. Haverá palestra sobre câncer de mama, ministrada pela enfermeira, Jacqueline Beuter, e um chá festivo com sorteio de brindes.

Programação da Campanha de Conscientização Outubro Rosa:

17/10 – 14h – UBS Pega Fogo (na antiga Escola Zeferino. Palestra sobre câncer de mama, ministrada pela enfermeira, Jacqueline Beuter, e um chá festivo com sorteio de brindes).

18/10 – 9h – UBS Rio da Ilha (palestra sobre câncer de mama e colo de útero, dinâmica e brincadeiras, participação do curso de Enfermagem da Faccat, bem como da professora da Faccat, Edna Thais, confraternização com chá).

18/10 – 10h – UBS Fazenda Fialho

19/10 – 13h30 – UBS Santa Cruz da Concórdia (Parceria com a Faccat, com a presença do Curso de Enfermagem e depoimento da professora Edna Thais. Sorteio de brindes, momento beleza, roda de conversa, momento saúde, marcação de consulta e confraternização).

19/10 – 13h30 – UBS Santa Teresinha

19/10 – 14h – UBS Santa Maria

22/10 – 13h30 – CAPS AD

23/10 – 8h30 – UBS Empresa

25/10 – 14h – UBS Eldorado

25/10 – 14h – UBS Mundo Novo

30/10 – 13h30 – CAPS I

Top da Semana