Club

Notícias

NOVA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA DEVERÁ OCORRER DENTRO DO MÊS DE NOVEMBRO
10 de Outubro, 2018

NOVA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA DEVERÁ OCORRER DENTRO DO MÊS DE NOVEMBRO

De 1º. A 30 de Novembro de 2018, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS) realizará a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2018 no Estado do Rio Grande do Sul. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos até a idade de 24 meses (2 anos) e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

É importante destacar que não haverá doação de vacinas por parte do Governo do Estado, sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de animais que possuam, deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela SEAPI/RS.

A comprovação de vacinação deverá ser feita através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados por categoria, na Inspetoria de Defesa Animal de Três Coroas – Igrejinha. O prazo máximo é o último dia útil do mês de novembro. Aqueles que não comprovarem a vacinação de seu rebanho no período, serão autuados conforme o Decreto Estadual de nº. 52.434/15 e terão suas propriedades interditadas até regularizarem a vacinação.

Produtor Rural: A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Por isso, seu papel é fundamental para mantermos o RS livre desta enfermidade.

É NECESSÁRIO CONSERVAR AS DOSES PARA GARANTIA DE IMUNIZAÇÃO

O produto deve permanecer, desde a compra até o uso, na geladeira e deve ser aplicado em até cinco dias após a aquisição, pois os refrigeradores domésticos nem sempre mantém a temperatura apropriada à conservação da vacina, além do risco de falta de energia e avarias no equipamento. Nunca coloque os frascos no freezer ou congelado, pois o congelamento anula o efeito da vacina.

É importante também comunicar imediatamente a Inspetoria, caso existam animais na propriedade com sintomas suspeitos da Febre Aftosa – babando ou mancando – para averiguação.

Para maiores informações, entre em contato com a Inspetoria de Defesa Animal de Três Coroas – Igrejinha, pelo telefone (51) 3546 5513 ou acesse o site www.seapa.rs.gov.br.

Top da Semana