Club

Notícias

12º FESTEJOS FARROUPILHAS DO PARANHANA SEGUE ATÉ DIA 20 DE SETEMBRO EM TAQUARA
14 de Setembro, 2018

12º FESTEJOS FARROUPILHAS DO PARANHANA SEGUE ATÉ DIA 20 DE SETEMBRO EM TAQUARA

Momentos da cavalgada de condução da Chama Crioula, abertura oficial de acendimento da pira e espetáculo com a Família Ortaça

O 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana iniciou na quinta-feira, 13, com a cavalgada de condução da Chama Crioula pelas principais ruas de Taquara. Cerca de 80 cavaleiros participaram do desfile conduzido por Isabela Gampert, Fernando Schenkel e Artur Gampert representando todas as crianças, adolescentes e jovens tradicionalistas, e, por Rodrigo Haubert (Digão), que conduziu a chama crioula até a sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, onde acontece o evento até o dia 20 de setembro.

Durante a abertura oficial, o prefeito em exercício, Hélio Cardoso Neto, destacou a importância dos festejos. “Estar aqui na condição de prefeito em exercício é de extrema relevância. Há 12 anos, nos reunimos em um grupo de amigos pensando em iniciar algo para festejar o Dia do Gaúcho. Em nome de todo este grupo, o Recanto Galponeiro, que idealizou e lutou para que o evento fosse realizado, faço uma referência ao Marco Aurélio Angeli, ao José Antônio Ferreira e ao Aécio Gampert. Hoje os festejos é referência no interior do Rio Grande do Sul, e, mais ainda, é referência pra nossa cidade de Taquara, consolidando o ensinamento da cultura, porque a ideia principal é trazer as crianças das nossas escolas pra dentro do evento com o Recanto Cultural e as oficinas culturais. Vamos fazer um esforço para mantermos este que é o principal evento cultural de Taquara”, afirma o prefeito.

O momento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho; dos conselheiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Marco Aurélio Angeli e José Roberto Fischborn; do patrão do CTG O Fogão Gaúcho, Auro Paulo Sander; da 1ª prenda da Região, Franciele Grims; do sargento da Brigada Militar, Júlio Cesar Paim Welter; do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; do vereador Daniel Laerte Lahm Preto e do secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa.

A programação da quinta-feira foi abrilhantada com o espetáculo musical da Família Ortaça, composta por Pedro e seus filhos Gabriel, Marianita e Alberto, e, logo após, pelo baile animado pelo grupo Gurizada Tchê. Hoje, sexta-feira, 14, durante o dia,ocorre o Recanto Cultural. A partir das 20 horas iniciam as apresentações com Walau e grupo; às 21h30min, o espetáculo musical com Cristiano Quevedo, e, às 23 horas, o baile com Luiz dos Reis.

O 12º Festejos Farroupilhas do Paranhana tem a organização da Associação Recanto Galponeiro; apoio da Prefeitura Municipal de Taquara, Câmara Municipal de Vereadores e Faculdades Integradas de Taquara – Faccat; patrocínio de Colorgraf e financiamento do Pró-Cultura/RS – Lei de Incentivo à Cultura – LIC e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

 

 

 

Top da Semana