Club

Notícias

2ª FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PAROBÉ ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA
14 de Setembro, 2018

2ª FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE PAROBÉ ENCERRA NESTA SEXTA-FEIRA

Parceria com Rotary Club fomenta pesquisa

Começou, nesta quinta-feira, dia 13, a 2ª Feira de Iniciação Científica de Parobé (FEICIPA), que reúne 74 projetos da Educação Infantil e Fundamental. Neste ano os trabalhos foram divididos em cinco categorias, que são: categoria 1: pré-escola; categoria 2: 1º ao 3º ano; categoria 3: 4º ao 6º ano; categoria 4: 7º ao 9º ano e categoria 5: para alunos da Educação de Jovens e Adulto.

A feira está aberta à visitação pública. As pesquisas serão avaliadas e premiadas nesta sexta-feira, dia 14, na cerimônia de encerramento, onde as primeiras colocadas de cada categoria recebem o prêmio de R$ 1mil, investimento na própria pesquisa.

Essa premiação será concedida pelo Rotary Club de Parobé. Além da premiação, nove pesquisas de Parobé participarão da Mostratec Júnior 2018, da Fundação Liberato, da cidade de Novo Hamburgo. No ano passado projetos do município participaram da Mostratec, sendo um deles selecionado para participar de Feira Internacional em Antofagasta, no Chile. Após conquistar essa premiação, as pesquisadoras da EMEF Getúlio Vargas, em terras chilenas, foram credenciadas para participar de uma nova feira, no Oriente Médio, no próximo ano.

“O objetivo da FEICIPA é incentivar a iniciação científica nas escolas, e esse objetivo nós alcançamos, visto a grandiosidade e qualidade dos projetos apresentados. A feira mostra que o aluno pode ser o protagonista e também na perspectiva de trabalhar assuntos do seu centro de interesse e de relevância social para contribuir com a sociedade”, comenta a coordenadora da FEICIPA Andreia Reis.

O que é a Mostratec Júnior?

É uma mostra de trabalhos de iniciação científica da educação infantil e do ensino fundamental realizada pela Fundação Liberato, da cidade de Novo Hamburgo, integrada à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerado um dos mais significativos eventos internacionais de ciência jovem da América Latina. Sendo um movimento pela disseminação da prática de pesquisa científica, com foco na criação de espaços de protagonismo ao estudante pesquisador. Fomenta a Criação de uma rede de colaboração de feiras de ciências, a fim de contribuir para a constituição de uma cultura da pesquisa desde os primeiros anos da Educação Básica

Top da Semana