Club

Notícias

CÂMARA DE VEREADORES DE IGREJINHA ENTREGA O PRÊMIO MÉRITO FARROUPILHA
14 de Setembro, 2018

CÂMARA DE VEREADORES DE IGREJINHA ENTREGA O PRÊMIO MÉRITO FARROUPILHA

A Câmara de Vereadores de Igrejinha entregou, na última terça-feira, dia 11, o prêmio Mérito Farroupilha, que reconhece e valoriza o tradicionalismo do município. Instituído pela resolução 004/2015, de autoria do ex-vereador Ageu de Leão, a honraria foi concedida a Antenor Ferreira Maciel e ao CTG Sentinela da Tradição .

Quem é Antenor Ferreira Maciel?

Nascido em Taquara, em 4 de fevereiro de 1943, Antenor Ferreira Maciel é filho de Francisco Ferreira Maciel e Maria Francisca Maciel. Tem três irmãos e duas irmãs. Cresceu na Picada Gravatá – na época, interior de Taquara.

Quando jovem, foi goleiro do time Deal. Como seu pai não queria filho jogandofutebol, ofereceu-lhe um cavalo como proposta para que desistisse do esporte. Foi assim que iniciou sua trajetória na lida a cavalo.

Foi agricultor e tropeiro. Conduziu uma tropa da fazenda de Leonal Brizola, em Mostardas, para Taquara. Entre tantas tropeadas que fez com seu pai e seus irmãos, esta foi a de maior distância.

Em 17 de abril de 1971, casou-se com Maria Gessi Rosa Maciel. Em 1973, mudou-se para Igrejinha, residindo no mesmo lugar até hoje. A casa de pedra abriga, desde então, o Armazém Dengo.

Em 1979, ajudou a fundar o CTG Sentinela da Tradição. Foi duas vezes patrão desta entidade. Integrou o CTG e iniciou seus feitos na cultura gaúcha quando, juntamente com sete amigos, participou do Desfile de 7 de setembro que, pela primeira vez, contou com a participação de cavalarianos.

Desde então, passou a fazer parte de tudo que envolvia o gaúcho e seu cavalo. Por muitas vezes, puxou a frente dos acendimentos da Chama Crioula e dos desfiles farroupilhas, até realizar um de seus maiores sonhos: a fundação do Piquete Estância Casa de Pedra. A entidade tradicionalista iniciou suas atividades em fevereiro de 2001 e é um pedaço de campo no meio cidade até hoje.

Entre tantas vivências, relata a lida com o gado, a participação em várias exposições locais e regionais, as carreteadas de bois representando o município, as lembranças da época que foi taxista, as carreiras de cancha reta, torneios de laço e a vereança por dois mandatos.

A escolha para receber o Mérito Farroupilha, segundo Maciel, foi uma oportunidade para recuperar lembranças bonitas e significativas da sua vivência na cultura gaúcha. Depois de tantos anos continua, levando a bandeira do Rio Grande nolombo do cavalo, deixando o legado para seus filhos e netos.

O CTG Sentinela da Tradição

Em 1978, Paulo Souza Corrêa – morador do Bairro XV de Novembro –, natural de Campo Bom, deu início ao Movimento Gaúcho na cidade de Igrejinha. No começo, eram em poucos e reuniam-se em sua casa, fazendo tertúlias.

O grupo foi aumentando e, então, Corrêa convidou os participantes para que fossem conversar com o prefeito – à época, Jahir Arthur Wallauer. Ao Executivo, solicitaram autorização para usar o prédio desocupado no bairro, hoje conhecido e tombado: Casa de Pedra.

Wallauer cedeu aos tradicionalistas a casa que, desde então, vem servido de ponto de referência para o CTG.

Em 26 de setembro de 1979, reuniram-se na Câmara para fundar o Centro de Tradições Gaúchas e, consequentemente, escolheram o nome da entidade: Sentinela da Tradição. Seu lema é "Amantes da Tradição, Herdeiros do Passado".

O Sentinela tem sido muito ativo no meio tradicionalista, tendo o auxílio do Município em seus projetos e incursões por todo o Estado.Tem o orgulho de promover um dos melhores festivais de música nativista: O Grito do Quero-Quero.

No departamento campeiro, é três vezes campeão estadual de bocha campeira. O Sentinela da Tradição também integra a comissão organizadora do MATEARTche. Já no departamento artístico, o Grupo de Invernada Adulta classificou-se em quartolugar na Inte-regional do ENART, em Campo Bom.

Das finalidades da entidade, constam vários pontos: zelar e preservar a cultura representada pela história e folclore do Rio Grande do Sul; congregar núcleos familiares, proporcionando recreação social, esportiva; promover oficinas usando sempre como tema nossas raízes tradicionalistas.

Primeiro patrão: Paulo Souza Corrêa

Vice-patrão: João Theófilo Kichler

Primeiro capataz: Pedro Tisatto

Primeira sota-capataz: Lorizete Maria Leão

Primeiro agregado das pilchas: Valério Armindo Rothe

Primeiro agregado das falas: Carlito Kullmann

Presidente do conselho de vaqueanos: Antenor Ferreira Maciel

Patrão de honra: Jahir Arthur Wallauer

Top da Semana