Club

Notícias

LANÇAMENTO DO SETEMBRO AMARELO VISA CHAMAR A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE O SUICÍDIO
12 de Setembro, 2018

LANÇAMENTO DO SETEMBRO AMARELO VISA CHAMAR A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE O SUICÍDIO

Considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, o suicídio é um ato intencional de matar a sim mesmo que, na maioria das vezes, poderia ser evitado com o diálogo e orientação sobre o tema. Para chamar a atenção sobre a importância da discussão sobre este assunto a Administração Municipal de Taquara promoveu, na última segunda-feira (10), uma solenidade de lançamento do Setembro Amarelo, mês dedicado a ações voltadas a prevenção ao suicídio.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada uma hora uma pessoa tira sua vida, mesmo período em que outras três tentam eliminar sua vida sem sucesso. Números que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), poderiam ser reduzidos em 90% dos casos se houvesse a divulgação de mais informações sobre este problema de saúde.

O Setembro Amarelo, campanha brasileira iniciada em 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realizada neste mês, já que dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Durante o lançamento da campanha, o prefeito em exercício, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, falou sobre relevância da ajuda especializada para pessoas que estejam com ideias de cometer suicídio, mas também sobre o apoio de seus familiares e amigos.

“Devemos ficar atentos as pessoas do nosso convívio, principalmente aquelas que estejam buscando o isolamento. Se desconfiarmos de alguém que possa pensar em tomar uma atitude mais drástica é a hora de assumirmos uma postura acolhedora, sem julgamentos, falarmos a respeito do assunto e indicarmos um profissional especializado”, orientou o vice-prefeito de Taquara.

Segundo o Secretário de Saúde, Vanderlei Petry, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, da região urbana e localidades do interior, haverá também atividades na Praça Marechal Deodoro e no Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar.

“Cientes de que o suicídio é um problema que pode afetar qualquer pessoa, de diferentes origens, classes sociais ou idades, promoveremos palestras com profissionais especializados, como psicólogos e psiquiatras, além do trabalho de orientação que será feito pelos nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs)”, informou Petry.

A solenidade de lançamento do Setembro Amarelo, realizada no Educacional Indio Brasileiro Cesar, também contou com uma apresentação do Coral Liberdade Vocal, mantido pela Atenção Básica da Secretaria de Saúde, em parceria com o Sesc Taquara, e regido pelo maestro Gabriel Bernardo; e uma palestra com o doutor em Psicologia, Rogério Lessa Horta, que abordou o tema “O Comportamento Suicida como Preocupação em Diferentes Setores”.

Também participaram do evento a coordenadora da Saúde Mental de Taquara, Loreni Spirlandeli; a representante da Saúde Mental da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Vinilda Cunha; os secretários municipais de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo; a diretora do Sesc Taquara, Fabiane Luiz Oliveira; a representante do Núcleo Regional de Educação e Saúde da 1ª CRS, Patricia Benites; a diretora de Saúde, Solange Vargas; o enfermeiro responsável técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Jorge Amaral; além de diretores e representantes da UBSs e o público em geral.

Atividades serão promovidas em todas as Unidades Básicas de Saúde, também haverá evento especial na Praça Marechal Deodoro, seguindo o cronograma:

11/09 – 14:00 - UBS Santa Maria (já realizado)

12/09 – 13:30 – CAPS I

14/09 – 13:00 – CAPS AD

19/09 – 10:00 – UBS Eldorado

19/09 – 14:00 – UBS Padilha

19/09 – 15:00 – Praça Marechal Deodoro – Atividades com brinquedos para as crianças, sorteio de brindes, feira de artesanato.

– 17:00 – Praça Marechal Deodoro – Aferição de pressão arterial, pesagem, massagem relaxante e orientações sobre prevenção do suicídio

24/09 – 09:00 – UBS Empresa

25/09 – 08:30 – UBS Pega Fogo

25/09 – 10:30 – UBS Fazenda Fialho

26/09 – 13:30 – UBS Santa Cruz (Salão Concórdia)

26/09 – 09:00 – UBS Rio da Ilha

27/09 – 10:00 – Centro Educacional Indio Brasileiro Cesar – Capacitação em Saúde Mental para os Agentes de Saúde

28/09 – 09:30 – UBS Santa Teresinha

Top da Semana